I Jornada dos Profissionais da Educação: um evento que ficou marcado na História da Educação de Itambé

Com o tema “Juntos, escrevendo uma nova história”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), realizou nos dias 09, 10 e 11 de março, a I Jornada dos Profissionais da Educação de Itambé. O evento reuniu, pela primeira vez, mais de quinhentos funcionários da Rede Municipal de Educação, entre professores, coordenadores, porteiros, vigilantes, merendeiras, cozinheiras, auxiliares de serviços gerais, auxiliares de secretaria, lavadeiras, assistentes administrativos, diretores e vice-diretores.

A Cerimônia de Abertura, na Empório 365, foi um verdadeiro espetáculo de criatividade, marcado por agradáveis surpresas.  O local estava cuidadosamente organizado para recepcionar com toda atenção os funcionários e as autoridades que, logo no inicio, assistiram uma emocionante homenagem aos profissionais da Educação já falecidos. A palestra de abertura ficou por conta do ator e educador, Pisit Mota, através de uma performance humorística.

Entre as autoridades presentes, estava o prefeito municipal, Eduardo Gama; o vice-prefeito, José Moura (Bita) Gusmão; a Secretária Municipal de Educação, Alecciene Gusmão; a secretária de Assistência Social, Norma Gama; o secretário de Administração, Alex Amorim; a secretária de Saúde, Arianna Lopes; a coordenadora de Convênios, Fabiana Agra, representando o secretário de Finanças Leonardo Meira; o representante do Deputado Rosemberg Pinto, André Dantas; os vereadores, Bruno Lopes, Daniel Silva, Carlos Andrade, Janevaes Moreira, Rodrigo Alves e Eildo Pereira, também representando o presidente do Legislativo Sinvaldo de Abreu; e o pastor Firmino Oliveira.

            Durante a abertura, a secretária Alecciene enfatizou a nova proposta da Jornada que envolveu todos os funcionários. Na oportunidade, o prefeito Eduardo falou sobre o papel da Educação e a valorização dos seus servidores. “A valorização do profissional é o reflexo na qualidade do processo educativo e a nossa prioridade é reestruturar a Educação, buscando o reconhecimento de cada trabalhador que constrói essa história”, disse o prefeito.

            A Programação seguiu na sexta-feira com a realização do Ciclo de Palestras, sob a orientação de profissionais renomados. A primeira, com o tema “Educação como instrumento de transformação social, a partir da consciência dos trabalhadores em Educação”, foi proferida pela psicopedagoga, Maria José Rocha.

A palestra seguinte, com o tema “A PEC 55 e Reforma da Previdência”, sob a orientação da Coordenadora Geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, falou sobre os impactos da PEC 55 na Educação e os prejuízos para a aposentadoria dos seus profissionais.  

Já, O papel do Profissional da Educação na Construção de uma Nova História”, foi tema da palestra do assessor jurídico da APLB Sindicato, Tadeu Cincurá.  O Ciclo de Palestras foi encerrado com a secretária de Educação, Alecciene Gusmão, abordando o assuntoPropostas e Inovações da SMEC para 2017, construindo juntos uma Nova História”.

            Após as conferências, na noite de sexta (10), a Educação preparou uma surpresa, presenteando os profissionais com um belíssimo Jantar Solene. Já o sábado, último dia da Jornada, foi voltado para o planejamento do ano letivo nas unidades escolares.

             A secretária de Educação fez uma avaliação positiva do evento. “Estamos satisfeitos com o resultado, pois nossa Jornada foi desenhada didático-pedagogicamente com quatro objetivos distintos”, informou Alecciene, pontuando, entre esses objetivos, as homenagens aos colegas falecidos, a capacitação de todos os profissionais e a celebração da vida. “Um momento único, afinal não só ofertamos conhecimento, mas acima de tudo, ofertamos o nosso carinho”, concluiu.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias