Inadimplência avança e alcança mais de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas em maio, revela Serasa Experian

Segmento de Serviço teve a maior participação, com 51,6% do total

 

Por: Viviane Garcia /[email protected]br

 

São Paulo, 04 de junho de 2022 – A inadimplência das micro e pequenas empresas brasileiras mostra uma alta constante desde o começo deste ano e, em maio, alcançou 5.522.375 empreendimentos. De acordo com os dados do Indicador de Inadimplência da Serasa Experian, o setor de Serviços foi o mais afetado, com parcela de 51,6%, seguido pelo segmento de Comércio, que representa 39,8% do total de inadimplentes. Confira os dados completos no gráfico e tabela a seguir:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “O cenário de inadimplência do empreendedorismo ainda deve se estender enquanto a economia permanecer instável no país, já que essa situação afeta diretamente o poder de compra dos consumidores e, sendo assim, o fluxo de caixa das empresas’.

 

6,1 milhões de empresas de todos os portes estavam inadimplentes no Brasil em maio

 

Considerando todos os portes, o indicador revelou que 6.136.387 empresas estavam inadimplentes em maio deste ano. Nesse montante, o setor de Serviço também liderou, representando 52,7% do total. Em sequência estão os negócios do segmento de Comércio (38,1%), Indústria (7,9%) e setor Primário (0,9%). Dentre os Estados brasileiros, aqueles que possuem a maior parcela de empreendimentos com o nome no vermelho são: São Paulo (1.991.348), Minas Gerais (609.770), Rio de Janeiro (542.581), Paraná (390.234) e Rio Grande do Sul (325.770). Veja as demais regiões no gráfico a seguir e para conferir mais informações, além da série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian em prol da saúde do mercado

Dados da pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostraram que entre abril e maio de 2022, a maioria dos pequenos negócios (59%) tem mais de um terço dos custos mensais comprometidos com dívidas e empréstimos. Por isso, a Serasa Experian possui o compromisso de ajudar os empreendedores, impulsionando os negócios do país e oferecendo capacitação, além de ferramentas gratuitas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de mercado. Existem soluções disponíveis para consulta no blog oficial, desde a abertura da empresa até consulta de Score e das dívidas pelo CNPJ. Clique aqui para acessar!

 

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Foto da capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,