Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,4% em maio, revela Serasa Experian

Queda foi alavancada pelo setor de Comércio, embora todos os segmentos tenham marcado retração

Por:Viviane

São Paulo, 28 de junho de 2021 – A inadimplência das micro e pequenas empresas caiu 0,4% em maio deste ano na comparação com o mês anterior, o que significa 5,45 milhões de MPEs nessa situação. Após quatro aumentos consecutivos o índice revelou a primeira retração de 2021. Em relação ao setores, todos tiveram leve melhora, com destaque para o Comércio, que representa 40,8% do total de MPEs inadimplentes e teve baixa de 0,5%. Confira dados completos nos gráficos abaixo.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a expansão é reflexo do relaxamento das medidas de restrição perante a pandemia. “Em maio tivemos uma flexibilização maior para as empresas, principalmente sobre o horário de funcionamento permitido. Com esse contexto os donos de negócios puderam aliviar um pouco mais o fluxo de caixa e honrar com seus compromissos financeiros”.

O comparativo entre as regiões brasileiras revelou a melhora da inadimplência em todo país, exceto para o Centro-Oeste, que se manteve estável. Em ordem crescente: Sudeste (-0,6%), Nordeste (-0,3%), Norte e Sul (-0,2%).

Inadimplência marca queda em todos os portes
Ainda no mês a mês, a análise que considera todos os portes registrou 5,92 milhões de empresas inadimplentes em maio de 2021, uma queda de 0,3% ante abril, quando foram identificadas 5,93 milhões. Dentro do acumulado de empresas o setor de Serviços se manteve estável perante o mês anterior, com a maior representatividade no total de inadimplentes. Para o Comércio o cenário mostra uma leve queda impulsionada pelas MPEs. Veja a representatividade dos setores no gráfico abaixo.

Serasa Experian disponibiliza o Mentoria PME

A Serasa Experian disponibiliza aos donos de pequenas e médias empresas o Mentoria PME, uma série videoaulas gratuitas que auxiliam a retomada financeira destes empreendimentos. O programa aborda temas como meios de pagamento e inadimplência, otimização de serviços para recuperação de dívidas, marketing digital para crescer com os recursos disponíveis, estratégias e automatização de processos por meio de ferramentas online e como ter mais eficiência na gestão dos negócios para manter a saúde financeira. Qualquer pessoa pode ter acesso, basta fazer o cadastro no site.

 

 

 

Foto de capa: Equipe Focus

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,