Inaugurada em Vitória da Conquista maior UPA do interior do estado

Um passo importante para a melhoria da assistência à saúde na terceira maior cidade do Estado. Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a maior do interior da Bahia até então, foi inaugurada nesta segunda-feira (22), pelo governador Rui Costa, em Vitória da Conquista. Com funcionamento em tempo integral e capacidade de até 450 atendimentos diários, a Unidade de Saúde fez parte de uma série de ações realizada pelo Governo do Estado no município, como a autorização de convênio para produção de medicamento para tipos de câncer, a entrega de viaturas para a polícia e a liberação de funcionamento para o conjunto penal da cidade.

Somadas a obra e os equipamentos, a UPA teve um investimento de R$ 5,6 milhões e deve contribuir significativamente para descentralizar a Assistência de Baixa Complexidade e descongestionar o Hospital Geral de Vitória da Conquista, concentrando os atendimentos de urgência e emergência. As instalações no Bairro Jardim Alvorada foram visitadas pelo governador, que elogiou a estrutura e reforçou a importância dessa entrega. 

“A UPA melhora muito o perfil de atendimento do Hospital, liberando pacientes de Baixa Complexidade. Com isso nós vamos atender com mais dignidade o povo de Vitória da Conquista e região. Esses investimentos se complementam com outros numa estratégia de regionalizar a saúde. Estamos montando no entorno de cidades como Vitória da Conquista uma estrutura de Saúde, inclusive com atendimento de Alta Complexidade, para que as pessoas não precisem viajar para Salvador e outras cidades maiores para receberem o atendimento que precisam”, destacou Rui.

Ainda na área de saúde, o Governo do Estado autorizou os entendimentos entre a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) e o Laboratório Cristália, para que produzam medicamentos para o tratamento de diferentes tipos de câncer, principalmente o de mama, e da doença falciforme. Os medicamentos atenderão ao SUS em todo o país e poderão ainda ser exportados para países da América Latina.

Da saúde para a segurança pública, Rui Costa autorizou o funcionamento total do Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Depois de reformado com recursos de aproximadamente R$ 32 milhões, o Complexo ganhou 746 novas vagas e vai permitir a transferência de presos de Delegacias para a cadeia pública moderna e estruturada. O benefício no setor também chegou para os municípios de Barra do Choça, Planalto e Mortugaba, que receberam uma nova viatura, cada, para reforço no policiamento. 

Com agenda cheia na cidade, durante a tarde Rui Costa ainda participou da inauguração do Centro POP Adulto, um espaço de referência destinado a pessoas em situação de rua e que promove o convívio grupal, além do desenvolvimento de relações sociais entre os atendidos. De lá seguiu para o Povoado de Estiva, onde inaugurou a Escola Municipal Padre Isidório.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias