INB finaliza entrega da 26ª Recarga de Angra 1

Por Ascom/ INB

 

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB finalizou nesta sexta-feira (12/03) a entrega da 26ª Recarga de Angra 1 para a Eletronuclear. Seguindo diversos protocolos de controle e prevenção da covid-19 para dar continuidade às atividades, a produção foi concluída em dezembro de 2020. O primeiro transporte, dos seis realizados para entrega de 44 elementos combustíveis, aconteceu no dia 23/02.

Os comboios partiram da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, com destino à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis/RJ, sendo acompanhados por diversas instituições nos níveis federal, estadual e municipal. Cabe à INB a embalagem do material e à Eletronuclear o planejamento e a coordenação do transporte.

A recarga é o processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis já utilizados por novos, que ficam em média três anos no reator. Estes elementos são estruturas metálicas, com até 5 metros de altura, formadas por um conjunto de tubos, chamados de varetas, que recebem as pastilhas de urânio enriquecido. A etapa após a produção é o transporte até as usinas.

Próximas Recargas

Já em janeiro, a INB iniciou a produção de 44 elementos combustíveis para a 17ª Recarga de Angra 2. A previsão é que a fabricação seja concluída até o final de maio e o transporte seja realizado entre maio e junho.

Fotos: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,