Indicadores mostram que talvez seja hora de você liquidar seus Ethereum e Cardano

A dominância do Bitcoin e a volatilidade acendem um alerta para uma possível queda brusca em diversas altcoins. Um indicador de criptos recentemente sinalizou perigo para quem gosta de investir em altcoins, como o Ethereum, Binance Coin e o Cardano.

 

Esse indicador é chamado de dominância do Bitcoin, BTCD, que mede como o Bitcoin participa na capitalização total das criptomoedas. Dependendo de como o mercado esteja, analistas podem entender que o aumento dessa dominância significa que muitas outras moedas podem perder preço, principalmente quando o Bitcoin não está em subida.

 

O receio é que talvez isso aconteça. Sem força para passar dos 50 mil dólares nas últimas duas semanas, o Bitcoin vem sendo negociado em uma janela incerta, que indica poucas coisas novas. Esses são os ingredientes necessários para que as altcoins acabem se desvalorizando de forma bruta.

 

Se isso, de fato, acontecer, diversas criptos vão cair, por mais que o Bitcoin acabe seguindo estável. Isso vai prejudicar diretamente quem decidiu diversificar sua carteira de ativos. No momento atual, a dominância do Bitcoin representa mais riscos para as altcoins. Talvez o mais indicado agora seja esperar até o próximo movimento para voltar a apostar nas altcoins.

Vale a pena liquidar as altcoins agora?

 

Analistas ponderam que ainda não é hora de sair de vez das altcoins, principalmente se você as comprou a preços que são bem baixos. De qualquer forma, mesmo quem já está no lucro deve ficar de olho na dominância do Bitcoin, procurando sinals de topo do mercado. Se o indicador acabar ultrapassando mais de 41% de dominância, o mais seguro mesmo é liquidar completamente suas altcoins, para manter-se seguro.

 

A distância até esse nível crítico pode parecer pequena, principalmente para o setor de cripto, mas um avanço de cerca de 3% pode levar um bom tempo para acontecer. Se a dominancia subir, sem que o preço do Bitcoin dispare, fique muito atento. Altcoins menos conhecidas, como a Solana e a Avalanche, são as que mais vão sofrer com isso.

Esse seria o fim das altcoins?

 

Nem de longe! Existe um forte otimismo em relação às altcoins a longo prazo, mas no atual momento, é necessário ter cautela. Altcoins podem ser muito mais resilientes do que você imagina, e a queda em seus preços pode apresentar, inclusive, muitas oportunidades interessantes para quem aposta a longo prazo.

 

Que o preço do Bitcoin influencia diretamente em todas as altcoins não é nenhuma novidade, e por conta disso, enquanto o Bitcoin não quebrar, as outras altcoins também têm chance de se manterem firmes no mercado, inclusive crescendo cada vez mais.

 

A melhor coisa que você pode fazer é analisar a situação por si mesmo. Procure os gráficos, veja os pontos de resistência, entenda como tudo funciona e depois tome você mesmo as próprias decisões dentro do setor. Muitas pessoas gostam de falar que sabem tudo sobre o setor, que acertam tudo, mas nunca confie 100% em tudo o que você vê!

E quanto ao Ethereum 2.0?

 

O Ethereum 2.0 ainda está sendo desenvolvido, mas provavelmente vai trazer bastante mudança para o mercado, sendo um avanço gigantesco comparado a versão atual do Ethereum. Em outras palavras, isso provavelmente vai mudar o jogo para essa moeda, que vai ser valorizada com o lançamento de sua nova cadeia de blocos.

 

Entretanto, o plano é que só a atualização seja feita ao longo dos próximos cinco anos, então ainda há muita história pela frente, e não sabemos como vai ser o resultado final desse processo, mas podemos teorizar que isso vai trazer um desenvolvimento muito saudável para a moeda em si. Quer conhecer mais sobre Bitcoin? Acesse uma boa plataforma sobre criptos agora mesmo.

 

Enquanto isso ainda não acontece, o importante mesmo é ficar de olho na dominância do Bitcoin no mercado, para que você possa liquidar as suas moedas alternativas, de forma que você evite grandes perdas e possa aproveitar melhor as oportunidades que vão ser oferecidas no futuro.

 

Entretanto, se você gosta de segurar as moedas e fazer investimentos a longo prazo, talvez superar esse momento de dificuldade para moedas alternativas possa ser uma boa ideia, já que mais à frente seu valor de mercado provavelmente vai subir de novo.

 

 

 

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,