77 3441-7081 — [email protected]

Ituaçu: Prefeito viabiliza investimentos para exploração do turismo no município

Da Redação

Fomentar a economia e gerar ovas oportunidades de emprego e renda tem sido uma das preocupações da Administração Adalberto Alves Luz (PTB), em Ituaçu. Depois de viabilizar a realização de Seminário e Dia de Campo, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando o incentivo à produção e a capacitação de pequenos agricultores para a citricultura, o Governo Municipal volta suas atenções para o turismo.

Tendo em mãos um diagnóstico e inventário turístico do município, o prefeito Adalberto Alves Luz recepcionou no último dia 12, o secretário de Estado de Turismo da Bahia, Fausto de Abreu Franco. Durante a visita, o secretário conheceu o acervo turístico do município, visitando a Gruta da Mangabeira e o Mirante do pico do Urubu, recentemente inaugurado pela Prefeitura Municipal, e participando de um encontro no Balneário e Camping Gruta Mangabeira, onde foram exibidos slides com outros atrativos turísticos do município e apresentados trabalhos técnicos e científicos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com Associações de Ambientalistas, Organizações Não Governamentais [Grupo Araras de Espeleologia e Espeleonordeste – Sociedade Nordestina de Espeleologia]; com a Universidades [Universidade Federal da Bahia (Núcleo de Ciências Naturais e da Biodiversidade), campus de Vitória da Conquista; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (Colegiado de Geografia) e universidade de São Carlos/SP (Laboratório de Estudos Subterrâneos)].

Durante a apresentação, feita pelo titular da Diretoria Municipal de Turismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Nei Alves Gondim Júnior, foi destacado o potencial e diversidade de atrativos turísticos do município – ecoturismo, turismo religioso, cultural e cientifico, turismo de aventura e gastronômico – sendo enfatizado, sobretudo, o espeleoturismo, uma vez que Ituaçu abriga em seu território a Serra das Araras, onde estão catalogadas diversas cavernas, evidenciando as da Lapa do Icó e do Bode, dois sítios arqueológicos com pinturas rupestres, além de uma rede de drenagem e uma rica biodiversidade.

O secretário de Estado do Turismo da Bahia, Fausto de Abreu Franco, concluídas as apresentações, afirmou que o Governo do Estado vai trabalhar no sentido de viabilizar investimentos e ações para que o rico potencial turístico de Ituaçu possa ser explorado de forma a gerar empregos e renda, demonstrando encantamento pela potencialidade do acervo existente no município. “É incrível o potencial [turístico] que temos aqui, uma região rica em grutas, cachoeiras, propícia à prática de várias modalidades de turismo, como o Ecoturismo, o Turismo de Aventuras e o Turismo Religioso, que é o grande forte”, pontuou o secretário.

O prefeito Adalberto Alves Luz agradeceu a visita e avaliou positivamente a vinda do secretário de Estado do Turismo da Bahia a Ituaçu, enfatizando a importância do investimento do Governo do Estado e de políticas públicas que valorizem o potencial turístico do município. Ressaltou que além do turismo religioso, é importante que também haja investimentos para incentivar e fomentar o aproveitamento das imensas belezas naturais e o turismo cultural.

Participaram das atividades em torno da visita do secretário de Estado do Turismo da Bahia, Fausto de Abreu Franco, a secretária municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Andréia Luiza Nascimento Pinheiro; membros do primeiro escalão do Governo Municipal e os vereadores Márcio Aparecido Araújo Rocha (PL) e Euvaldo Figueredo da Silva (Progressistas), além de membros das Organizações Não Governamentais Grupo Araras de Espeleologia e Espeleonordeste – Sociedade Nordestina de Espeleologia e lideranças políticas, comunitárias e empresariais. Também presente, o deputado federal José Alves Rocha (PL/BA).

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,