77 3441-7081 — [email protected]

IX Encontro de Comunidades Quilombolas é realizado em Caetité

O evento busca manter a articulação e troca de experiências entre as comunidades.

 

Por Direcom PMC

 

Foi realizado nesse domingo (18/11), na comunidade de Lagoa do Mato, o IX Encontro das Comunidades Quilombolas do município de Caetité. O evento busca manter a articulação e troca de experiências entre as comunidades. Esse ano o tema foi “Resistir sempre, desistir nunca”, com uma reflexão voltada para a resistência frente à perda de direitos.

O encontro organizado pelo Conselho Municipal Quilombola, que representa as comunidades remanescentes de quilombos em Caetité, contou com a presença de 15 comunidades e o apoio da Prefeitura de Caetité, do Movimento das Mulheres Camponesas, da Universidade do Estado da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité.

O evento começou com a acolhida aos participantes e um belo café da manhã, em seguida foi realizado um momento místico católico conduzido pela a Irmã Ida, da Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras. Depois, ternos de reis e grupos das comunidades presentes fizeram apresentações enfatizando a identidade Negra. Também houve a apresentação do grupo de percussão dos Colégios Zelinda e Nunila, de Maniaçu.

O prefeito Aldo Gondim esteve presente no encontro e em sua fala colocou-se sempre à disposição do movimento quilombola de Caetité. “Temos aqui hoje um momento de reflexão sobre as injustiças e a realidade socioeconômica do nosso país, para buscar unir forças e resistir. Nesse sentido, trabalhamos para fortalecer e levar mais políticas públicas para as comunidades quilombolas do nosso município, a exemplo de uma escola quilombola”, ressaltou.

“Vamos incluir esse encontro no calendário festivo do nosso município e iremos alocar recursos para a realização desse evento. Quero destacar que estaremos sempre abertos ao diálogo com os movimentos sociais de todos os segmentos”, completou o prefeito.

A primeira dama, Aline Gondim, também falou e registou sua gratidão em fazer parte do evento. “Quero expressar toda minha alegria por participar desse encontro e deixo uma mensagem para vocês: continuem lutando, as nossas tradições não podem acabar. Nós estamos com vocês nessa luta, e assim como Zumbi dos Palmares, vocês têm o DNA da coragem e da resistência”, destacou.

Também estiveram presentes no Encontro, a vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jaquele Fraga; a secretária de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças; os vereadores Jairo Fraga e Zacarias Nogueira; o gerente de transportes, Valdemar; e a gerente de Integração Rural e mobilizadora do encontro, Aneli Rodrigues (Lira).

Jornal do Sudoeste

Categorias