redacao@jornaldosudoeste.com

Lavagem nasal é aliada contra sintomas de doenças respiratórias em crianças  

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Especialista reforça que o procedimento é um ótimo método de prevenção durante os meses mais frios do ano  

POR GISELE ALMEIDA – ASCOM (AGÊNCIA COMUNIC.ATIVA)

Com a chegada das estações mais frias do ano é comum o aumento dos casos de doenças respiratórias, provocando uma grande produção de muco, obstrução nasal, tosse frequente e até dificuldade de respirar, principalmente em crianças. Nesses casos, a lavagem nasal é um ótimo método de prevenção, alívio da congestão e higienização das narinas. 

O procedimento é indicado nos processos de limpeza das vias aéreas superiores durante síndromes gripais, a exemplo dos resfriados comuns, gripes, Covid, crises de rinites alérgicas e infecções bacterianas das vias aéreas superiores, como as sinusites.  

Isabela Franco, pediatra e professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, explica que o ideal é que a lavagem seja realizada com frequência na criança, a fim de promover sua adaptação.  

No entanto, a especialista alerta para a importância de não forçar a criança na hora de realizar o procedimento, sob o risco de machucá-la. “Técnicas erradas de lavagem podem causar dores e incômodos. Contudo, não lavar as narinas e não retirar as secreções das vias aéreas causam um risco muito maior de infeções como sinusites, otites e até mesmo pneumonias”, explica. 

“Sempre aconselhamos iniciar a lavagem com jatos contínuos de soro, os famosos sprays de lavagem nasal, ir migrando para seringas com pouco volume e aumentando o volume de acordo com a idade da criança. A técnica mais segura é aquela que causa o menor desconforto possível; de forma lenta; com a posição adequada da cabeça, um pouco levantada; e sem forçar”, reforça a pediatra. 

Além desses cuidados, a médica reforça a necessidade de manter o cartão de vacina da criança atualizado com as doses anuais de vacina da gripe, pneumocócica e Covid-19. “Em quadros de piora ou persistência dos sintomas, febre alta e persistente, dificuldade para respirar (cansaço ou dispneia), prostração ou sonolência excessiva, recusa de alimentos ou líquidos, esforço para respirar, a criança ficar roxa (cianose) ou pálida, buscar atendimento médico com urgência”, orienta a professora da UniFG. 

Foto: Divulgação

16 comentários em “Lavagem nasal é aliada contra sintomas de doenças respiratórias em crianças  ”

  1. Just desire to say your article is as surprising. The clarity in your publish is simply excellent and i could suppose you’re knowledgeable on this subject. Fine with your permission allow me to clutch your RSS feed to keep up to date with impending post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

    Responder
  2. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your blog when you could be giving us something enlightening to read?

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755