Luciano Ribeiro homenageia municípios pela passagem do aniversário no mês de outubro

O deputado Luciano Ribeiro apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Moções de congratulação direcionadas aos municípios baianos que comemoraram sua emancipação política no mês de outubro. O deputado desejou votos de desenvolvimento e dias sempre melhores para os municípios e os munícipes de Urandi, Contendas do Sincorá e Livramento de Nossa Senhora.

 


?Em 06 de outubro, Livramento de Nossa Senhora completou 9anos de emancipação políticacom população estimada de46.739 habitantes (IBGE). O município é localizado nregião sudoeste, no sopé da Chapada Diamantina, num polo se beneficia de condições climáticas especiais para o cultivo da manga, maracujá e umbu, ocupando cada vez mais espaço nos mercados interno e externo. Entre os atrativos naturais, destaca-se a Cachoeira do Rio Brumado. Na cidade, a Praça da Matriz serve como importante ponto de lazer para a população local. No fim do século XVII, o povoado era chamado de Arraial dos Crioulos e se transformou em ponto de pouso para os viajantes do norte de Minas Gerais e Goiás que destinavam o município de Salvador. O primeiro núcleo populacional iniciou-se em 1715 com a chegada de paulistas na região a procura de ouro e pedras preciosas.

 

 


?Também no dia 06, Contendas do Sincorá fez 56 anos, com população estimada de 4.299 (IBGE). A região era primitivamente habitada pelos índios maracás e tapajós. A exploração do território iniciou-se a partir de 1720 por brasileiros e portugueses chefiados por André da Rocha Pinto e seu filho Sebastião da Rocha Pinto. O povoamento intensificou-se a partir de 1780, quando novos agricultores atraídos pela fertilidade do solo ali se fixaram, desenvolvendo a agropecuária.

 


?Em 12 de outubro, Urandi completou 99 anos, com uma população de 17.356 habitantes (IBGE). A região era primitivamente habitada pelos índios acroás. Os primeiros desbravadores do território foram portugueses a procura de ouro e pedras preciosas. Grande parte da população atual tem origem na miscigenação do português com o negroescravo. Entre os pioneiros, se encontrava Antônio Fernandes Baleeiro, que se estabeleceu próximo a confluência dos rios Raiz e Cachoeira, formando a fazenda Santa Rita. O topônimo do município é um vocábulo tupi que significa madeira negrecenta.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias