Mais de 68 mil agricultores de 78 municípios vão receber benefício Garantia-Safra em parcela única, em julho em

Auxílio é concedido a agricultores familiar que perderam a safra em decorrência de estiagem ou excesso de chuvas

Por Paulo Oliveira/ Agência Brasil 61

 

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na última sexta-feira (17),  uma portaria que determina o pagamento do benefício Garantia-Safra. Com o repasse, encerra-se o ciclo 2018/2019 do benefício. O auxílio garante ao agricultor familiar o recebimento de dinheiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso de chuvas.

Neste mês, mais de 60 mil agricultores e 78 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tiveram a autorização para recebimento do benefício. Segundo o Ministério da Agricultura, em julho o benefício será realizado integralmente, em uma parcela única de R$ 850, devido à pandemia. De acordo com a pasta, o auxílio costuma ser pago em cinco parcelas.

Ao todo, o governo federal investirá R$ 51 milhões com esses repasses. Em caso de eventual bloqueio do benefício, o agricultor terá 30 dias após a publicação da portaria para se manifestar por meio do Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra.

Foto de Capa: Tomaz Silva/ Agência Brasil.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,