Mapa realiza 10ª força-tarefa do ano com apreensão de fertilizantes irregulares

A fiscalização foi realizada em Mato Grosso, maior produtor de grãos do país

Por: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou de 4 a 10 de dezembro, em Mato Grosso, a décima força-tarefa da área de fertilizantes. O estado foi escolhido por ser o maior produtor de grãos do Brasil, cujas áreas de lavoura demandam cerca de 10 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano.

As equipes de fiscalização estiveram em 15 estabelecimentos, sendo 13 produtores de fertilizantes e dois comerciantes, na região de Rondonópolis e Primavera do Leste. Ao todo, foram apreendidos 56 toneladas de fertilizante mineral sólido, 169 mil litros de fertilizante mineral fluido e 201 mil litros de fertilizantes orgânicos. Na ação, também foram coletadas 21 amostras de fertilizantes sólidos e fluidos para análise de conformidade nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

“Sete empresas foram embargadas total ou parcialmente por apresentar equipamentos com evidentes defeitos ou não realizar as análises de monitoramento dos produtos conforme previsto nos procedimentos de controle de qualidade”, explica o auditor fiscal federal agropecuário, Luiz Henrique Pires.

Durante a fiscalização, foram emitidos 14 autos de infração por defeitos nas instalações e equipamentos, armazenamento de forma a comprometer a qualidade das matérias-primas e irregularidades em documentos de produção, rotulagem e propaganda.

“Encerramos o ano com o comprometimento da equipe em proteger os insumos agrícolas que alimentam o campo e a população”, destaca Pires.

Participaram da operação seis auditores fiscais federais agropecuários de diversas unidades da Federação. A força-tarefa foi organizada pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas e contou com o apoio logístico da Superintendência Federal de Agricultura do estado de Mato Grosso.

Informações à Imprensa

Patrícia Távora

[email protected]

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação/Mapa

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,