Microempreendedores já podem antecipar recebíveis na plataforma de crédito digital da Serasa

Oito parceiros começam a oferecer esse tipo de operação, que representa a segunda linha de crédito que mais cresceu no ano passado. A modalidade permite ao empresário adiantar o dinheiro de suas vendas a prazo com taxas mais atrativas

 

Por  Viviane Evangelista – Serasa Experian

 

São Paulo, 4 de abril de 2019 – O Serasa Empreendedor – braço da Serasa Experian voltado ao micro e pequeno empreendedor – acaba de incluir mais uma modalidade na sua plataforma de crédito digital: a antecipação de recebíveis. É a segunda linha de crédito que mais cresceu no ano passado e permite que microempresários brasileiros recebam o dinheiro das vendas a prazo para investir no capital de giro, quitar dívidas etc. Oito parceiros, entre financeiras; instituições de crédito e plataformas digitais, oferecem a nova linha com taxas e condições diferenciadas dentro do portal: Banco Pérola, Credere, Ergoncredit, Federal Invest, Manacá, Previa, Quasar Flash e Size.

“É mais uma categoria dentro da nossa plataforma para facilitar o dia a dia dos microempreendedores, que podem buscar e comparar diversas opções de crédito em um único lugar no momento em que precisa de dinheiro para alavancar o crescimento sustentável dos negócios. O principal benefício dessa modalidade é a possibilidade de aumentar a chance de aprovação na solicitação de crédito, além de costumeiramente oferecer taxas mais atrativas, já que é mais segura, por ser feita mediante uma nota fiscal ou cheque existente”, diz o diretor de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Eduardo Crivelari.

A antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa para microempreendedores individuais e microempresas que vendem produtos e serviços com prazo para recebimento maior do que o período em que precisam pagar seus fornecedores e funcionários, por exemplo. Nesta operação de crédito, é possível antecipar valores atrelados a cheques pré-datados ou a notas fiscais emitidas, sem precisar esperar o dinheiro na data acordada com o cliente.

Além deste modelo de operação, a plataforma também conta com outras modalidades e parceiros que investem no segmento de crédito para micro negócios. O acesso ao marketplace do Serasa Empreendedor é totalmente gratuito e o usuário é orientado durante todo o processo. Para acessar, é necessário fazer um cadastro na plataformacom CNPJ, nome completo, e-mail, celular e CPF.

Busca das microempresas por crédito cresce 33% na plataforma

No último trimestre de 2018, na comparação com o segundo trimestre do mesmo ano, a procura de MEIs e MEs por crédito parcelado dentro da plataforma do Serasa Empreendedor aumentou 33%. Por região, o Sul liderou a alta com 47% na mesma relação. Na sequência estão: Centro-oeste (37%), Sudeste (30%), Nordeste (29%) e Norte (27%).

Na média, o valor do crédito procurado é de R$14,2 mil, com parcela máxima de R$795,00 e prazo de 18 meses para o pagamento.

23% dos empreendedores que buscam pelo financiamento pretendem utilizar o dinheiro para compra de equipamentos. 20% devem quitar dívidas. Veja tabela abaixo com todos os motivos:

Jornal do Sudoeste

Categorias