Multidão acompanha ato de transição administrativa do Distrito de São José do Colônia para Itambé

Autoridades, secretários municipais, coordenadores, servidores municipais e moradores se reuniram nesta terça-feira (02), durante a Solenidade que marcou a transição administrativa do Distrito de São José do Colônia que, após a publicação da Lei nº 13.722, de 27 de abril de 2017, deixou de pertencer ao município de Caatiba e foi reintegrado ao território de Itambé.

            O momento foi marcado por muita emoção e, na oportunidade, o prefeito de Itambé, Eduardo Gama, recebeu simbolicamente do prefeito de Caatiba, Paulo Paiva, a chave do Distrito, representando dessa forma a passagem administrativa.

            O ato de transição foi motivo de festa para a população local que, na época do processo de desmembramento entre os anos de 2010 e 2011, fez várias manifestações contra a decisão. Para os moradores, a reintegração significa a reconquista da identidade perdida, uma vez que o Distrito pertenceu a Itambé desde a sua fundação, criando entre os moradores e o município fortes laços culturais e administrativos.

            Durante o momento solene, o prefeito Eduardo Gama, emocionado com a receptividade dos moradores, ressaltou as vantagens que as mudanças vão trazer tanto para a sede quanto para o Distrito. “São vários pontos positivos, entre eles, o resgate da identidade dos moradores, o acréscimo populacional e o regresso dos mais de 80 servidores efetivos que precisaram se deslocar à sede de Itambé, desde a ocasião da desintegração”, pontuou o gestor.

            Ainda falando do aumento da população, o Eduardo frisou que serão mais de três mil novos habitantes integrados a Itambé, o que vai permitir o aumento na receita de 1.2 para 1.4 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A partir de 2018, teremos então um fôlego financeiro melhor para darmos conta das despesas crescentes e difíceis que estamos vivendo hoje em Itambé. Esse aumento de receita será o grande marco do ajuste fiscal, que considero de suma importância para o equilíbrio e sobrevivência do Município”, informou.

            O prefeito também ressaltou a luta nos primeiros meses deste ano para reconquistar o Distrito e o apoio de várias autoridades para concretizar essa vitória. “A volta de São José do Colônia é fruto de muito trabalho e do apoio que tivemos de algumas pessoas, como do deputado Rosemberg Pinto, dos vereadores da base aliada, além do prefeito e vereadores de Caatiba”, lembrou Eduardo.

            Ainda na oportunidade, o prefeito de Caatiba, Paulo Paiva, apontou as vantagens que as mudanças também vão levar para o seu município, sobretudo na parte financeira. Ele aproveitou para agradecer à população de São José do Colônia pela parceria e desejou êxito à Administração de Itambé junto ao Distrito.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias