Novo livro da Turma do Xaxado reverencia o legado de Antonio Cedraz

Por Ascom

 

A Editora Vox Salvatoris está lançando “Xaxado e o boi de ouro”, novo livro da Turma do Xaxado. Escrito por Tom S. Figueiredo, e com ilustrações de Paulo Setúbal, a publicação é baseada no universo e personagens criados por Antonio Cedraz, premiado cartunista baiano falecido em 2014. O livro tem 100 páginas e pode ser baixado gratuitamente no site assombrada.com. Exemplares impressos serão distribuídos para Bibliotecas, ONGs ligadas ao incentivo à leitura e Centros de Estudos em Literatura Infantojuvenil de todo o país.

A história gira em torno da confusão criada pelas crianças Xaxado e Zé Pequeno ao acidentalmente matarem um valioso boi de propriedade do amigo Arturzinho. Sem dinheiro para pagar o milionário prejuízo, os dois se veem diante da única solução possível: ressuscitar o boi e o devolver a Arturzinho. Partindo de uma narrativa folclórica conhecida – o episódio da ressurreição do boi no Bumba-meu-boi – a história passeia pelo universo encantado e mágico das nossas tradições. Mas é igualmente uma história que pensa nossa cultura com um olhar crítico que revela o contraste social no campo, a desigualdade de condições e as relações de poder entre as pessoas.

A Turma do Xaxado, embora primordialmente pensada para crianças, é um trabalho que tem sido apreciado por um amplo leque de leitores, por conta dos diferentes níveis de significação das suas histórias. Em “Xaxado e o boi de ouro”, Tom S. Figueiredo procurou respeitar o legado de Cedraz e esta característica essencial do seu trabalho, que fez com que a Turma do Xaxado pudesse ao mesmo tempo encantar uma criança iniciante na Literatura e um experiente crítico de arte; ou ser igualmente motivo de uma carta admirada de um adolescente e tema de dissertação de Mestrado na Universidade Federal da Bahia.

TOM S. FIGUEIREDO foi por muitos anos o principal escritor da Turma do Xaxado na equipe da editora de Cedraz. Autor do texto de “Xaxado e o boi de ouro”, escreveu, entre outros, “Pedro e a cobra-de-fogo” (Prêmio Funarte de Dramaturgia), “O pratinho” (1º lugar no Concurso Contos do Rio, do Jornal “O Globo”- RJ), “A Moça-gorila e o Engolidor de elefantes”, a coleção de HQs “Em terras Americanas” e o romance “Bem-vinda assombração” (2017).

PAULO SETÚBAL, autor das ilustrações, é cartunista premiado no Salão de Humor de Piracicaba. Caricaturista, roteirista de HQs e um artista plástico reconhecido, Setúbal participou de inúmeras exposições no Brasil e exterior. Publicou em “O Pasquim”, “Veja”, “A Tarde” e “Correio da Bahia”. Seus trabalhos estão em livros de diversas editoras, tais como L&PM e Escala.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Download gratuito do livro no site www.assombrada.com

 

 

Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,