Olimpíada Internacional de Raciocínio reúne mais de 275 equipes brasileiras em etapa online

Conciliar os estudos com diversão é um desafio para os educadores. Imagine, então, exercitar a competitividade, o trabalho em equipe e o controle emocional de forma descontraída enquanto é desenvolvido o raciocínio lógico. É com essa premissa que a Mind Lab, pelo 9º ano consecutivo, reunirá estudantes das Redes Pública e Privada de Ensino para participarem das Olimpíadas de Jogos de Raciocínio, torneio composto por quatro fases, online e presencial, realizado inteiramente com jogos educativos.

Os alunos começam logo nas duas primeiras fases do torneio jogando entre si de maneira 100% digital e interatival. No “Esquenta” os estudantes têm acesso ao portal de jogos de raciocínio para praticarem 24 horas por dia com alunos de todo o Brasil e do mundo, iniciando a jornada com muito raciocínio lógico e diversão. Na 2ª fase, a Classificatória, é para valer! Com a participação de mais de 275 equipes de todo o Brasil, essa etapa selecionará as 23 melhores para a Fase Nacional, presencial, em São Paulo.

Ao final da participação na capital paulista, a última fase do torneio acontecerá na mitológica Ilha de Creta, na Grécia, onde apenas 2 equipes, uma da área privada e outra da pública, representará o Brasil. A disputa será com estudantes de outros países, como Austrália, Turquia, Romênia, Inglaterra, entre outros. Assim, quem chegar à Final Internacional irá acumular uma experiência para toda a vida, conhecendo novos lugares, novas culturas, novas pessoas e, o mais importante: aprendendo a respeitar as diferenças e comprovando que com esforço e dedicação é possível conquistar grandes feitos.  

Muito além da vitória, do prêmio, do reconhecimento e até mesmo do estímulo ao estudo, a Olimpíada de Jogos de Raciocínio prepara os jovens para os desafios externos ao universo escolar por meio do exercício que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais, incluindo as habilidades sociais, emocionais e éticas. Para Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, o torneio prova que é válido envolver a diversão durante o ensino. “A preparação com os jogos, as viagens e a premiação fazem com que os jovens associem o esforço com momentos prazerosos” diz. “E, enquanto eles jogam, desenvolvem também as habilidades socioemocionais, competências que levarão para o resto da vida”, completa.

 Já Emílio Munaro, Vice Presidente Executivo da Mind Lab Brasil, acredita que além de uma ótima forma de aprendizado, o evento é uma grande experiência. “Participar de disputas nacionais e internacionais é algo muito relevante para competidores tão jovens”, comenta. “Para nós, idealizadores da Olimpíada, é muito gratificante ver estudantes do Brasil inteiro, de escolas públicas e privadas, tendo uma experiência como essa”, finaliza.

Programação:

2ª Fase Classificatória – 20 de março a 7 de abril

3ª Fase Nacional – 6 de maio, em São Paulo

4ª Fase Internacional – 11 a 15 de junho

Sobre a Olimpíada Internacional Mind Lab:

Torneio de jogos de raciocínio que reúne diversos países que aplicam a Metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora em um evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por 4 alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, que competem em modalidades/jogos diferentes: jogo Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio e o jogo Abalone.

Sobre a Mind Lab (www.mindlab.com.br) – A Mind Lab é reconhecida mundialmente por sua abordagem inovadora voltada para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de crianças e jovens, para que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da vida moderna. Fundada em Israel em 1994, a empresa já beneficiou milhões de estudantes ao redor do mundo, com presença em 25 países, dentre eles China, Estados Unidos, Reino Unido e Turquia. Sua metodologia exclusiva conta com três pilares: jogos de raciocínio, usados intencionalmente, métodos metacognitivos e professor mediador, apoiando os estudantes a transferirem os aprendizados com jogos para a vida real. No Brasil, onde hoje fica a sede da empresa, a Mind Lab é parceira de mais de mil Instituições de Ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação do Programa MenteInovadora, que é integrado ao currículo com uma aula semanal. Com a finalidade de ampliar o engajamento e impacto na formação dos jovens, a Mind Lab tem investido também no desenvolvimento de soluções complementares, tais como a plataforma de preparação para Enem e Vestibulares Missu e o portal de games MindLab.NET.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa

Fernando Oliveira

Juliana Miranda

 Tel.: [11] 95833-0427

         [11] 4563-6004

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias