77 3441-7081 — [email protected]

“Operação Sexto Mandamento”: 26ª Coorpin desarticula quadrilha ligada a facção criminosa que atua na região de Santa Maria da Vitória

Da Redação

 

Policiais civis da 26ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior de Santa Maria da Vitória, comandados pelo Coordenador Regional, Bel. Alexandre Hass Pinheiro Cunha, cumpriram na quarta-feira, dia 18, 22 Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça.

Foto: Divulgação/26ª Coorpin

A Operação Sexto Mandamento contou também com a participação de policiais civis da 11ª e 24ª Coordenadorias de Polícia Civil do Interior de Barreiras e Bom Jesus da Lapa, respectivamente, cidades onde igualmente foram cumpridos Mandados expedidos pela Justiça, teve por objetivo desarticular uma quadrilha ligada a facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas na região. Oitenta homens participaram da ação policial.

A Operação Sexto Mandamento é culminância de investigações que justificaram a instauração de mais de dez Inquéritos Policiais Regulares destinados a apurar as circunstâncias e autorias de mortes violentas e o envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas na região.

Os Inquéritos Policiais apontaram a participação de diversas pessoas envolvidas diretamente com o tráfico de drogas que teriam, segundo relatou o Coordenador da 26ª Coorpin, Delegado Alexandre Hass, direta ou indiretamente se associado a facção criminosa BDM (Bonde do Maluco), inicialmente instalada em Bom Jesus da Lapa e que já estaria atuando em toda região. O objetivo do grupo criminosos, assegurou o Delegado Alexandre Hass, era dominar determinados pontos das cidades da macrorregião para venda e distribuição de drogas.

Foto: Divulgação/26ª Coorpin

Conforme o Delegado Alexandre Hass, durante a Operação foram cumpridos 11 Mandados de Prisão Preventiva e Temporária em desfavor Carlos Cavalcante Satélites, vulgo “Língua”; Manoel Messias Moreira dos Santos Júnior; Fernando de Jesus Souza, vulgo “Nando”; Jailton de Alcântara Oliveira, vulgo “Tomém”; Evandro Couto de Oliveira, vulgo Vando; Anália Rosa de Alcântara, vulgo Tatá, além de um adolescente que foi apreendido, B. P. J (16 anos). Também foram cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão, que resultaram no arresto de diversos aparelhos de telefonia celular móvel, computadores, uma espingarda calibre 20, um simulacro de pistola, além de maconha e crack e um caderno de anotações, entre outros. Os policiais encarregados do cumprimento das medidas cautelares também apagaram pichações feitas pelos membros da facção criminosa em muros das cidades de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe.

Foto: Divulgação/26ª Coorpin

Uma Operação semelhante foi realizada no último dia 13, nas cidades de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, envolvendo policiais civis da 24ª e 26ª Coordenadorias de Polícia Civil do Interior, quando foram cumpridos oito Mandados de Prisão expedidos pela Justiça.

O nome da Operação, “Sexto Mandamento”, é referência ao sexto Mandamento Bíblico, “Não Matarás”, em razão do significativo de homicídios registrados na região.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,