Os 19 Anos!

O tempo – quando a pessoa tem sempre o que fazer – passa rápido. E, assim, recebo a edição de “Jornal do Sudoeste”, como sempre bem apresentável, moderno, com editorial, sem dúvida que vem se mantendo ao ponto de comemorar os “19 anos circulando”. Claro que vou levar dias folheando, lendo colunas, noticias da região. Sempre fui de um jornal. Lá em Ilhéus  “Tribuna do Sul”, em Salvador “ A Tarde e “ Jornal da Bahia”, “ Jornal da Região” lá de Andradina, SP (mais de 30 anos…) e sem esquecer, o que é mais que óbvio, “Tribuna do Sertão” com imagem do querido amigo Mauricio Lima.

 

Em principio parece que 19 anos é tempo curto se pesarmos como as coisas evoluíram até agora e como “envelhecemos”, vamos aplaudir a permanência em nossa região do “Jornal do Sudoeste” com “Seu” ANTONIO LUIZ, com sua equipe, o que nos permite até depois de folhear tudo, ficar espantado com a “briga na Câmara Municipal de Brumado”, o que jamais cheguei a pensar que um dia poderia acontecer e achei uma falha: no título abaixo de “apenas a verdade”  vem assim: “Brumado, de 17 a 31 de 2017”… Teria que haver uma pequena falha para provarmos, à distância, que cada exemplar que aqui chega “é lido de cabo a rabo”. E parabéns ao “ Jornal do Sudoeste” e equipe. Da minha parte vou fazer força para comemorar outros números editados.

 

Comentei  anteriormente que fui “um olheiro” do Jornal “Tribuna do Sul , cujo redator-chefe era Nelson Schaun. Consta que o jornal era do Partido Comunista. Não posso afirmar mesmo porque eu “era foca aos 11 anos” e admirava o movimento e os bate papos que às vezes ocorriam com políticos locais e o Jorge Amado era frequente, além do seu irmão James Amado. Mas a minha função era ouvir o “Repórter Esso”, edição das 13 horas quando chegaram as noticias da “Guerra na Coréia”. Foi após o embate que a divisão do norte e do sul surgiram. Menino, boa memória e já sabia “escrever com uma caneta tinteiro Parker 51” botava lá o que havia ouvido e “seu” Nelson montava a edição semanal que seguia para Salvador onde era o jornal impresso. Vinha o pacote pela “Aerovias-Brasil” ou que era distribuído para os municípios vizinhos. A esta altura estarão falando que “ficamos caducos”. Calma! Parece que tudo fica a ser sempre ressaltado pelo mundo afora. No momento a Coréia do Norte coloca a paz mundial em jogo (para nós jogada falsa) e os Estados Unidos da América, com Trump na presidência através seu secretario de Estado mandou o recado dizendo que “EUA” podem dar uma resposta esmagadora a Pyongyang “ ( capital da Coréia do Norte)”. Isso quer dizer que as anotações que “eu menino” fazia ouvindo a Radio Nacional agora é via internet”. Pode-se entender? Afinal o armistício e termino da guerra na Coréia foi há anos que se perdem de vista… Pode-se entender? Vamos deixar pra lá. No momento estou a curtir os 81 né? E não acredito – dado os avanços tecnológico de poder destrutivo – que tenhamos repetição.  Já chega Siria e Iraque… Deixa  o porta ancorado, com o nome de Ronald  Regan… Jornal do Sudoeste fez 19 anos! Parabéns, de novo.

Aurélio Rocha

Aurélio Rocha

AURÉLIO ROCHA É NATURAL DE “OLHOS D’ÁGUA DE DEOU”, BRUMADO, CRIADO EM PARAMIRIM; PROFESSOR TITULAR DA DISCIPLINA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ, MINAS GERAIS; JORNALISTA E AUTOR DO LIVRO “CRÔNICAS NÃO MÉDICAS”.
Categorias