Outono Além-Mar

A primavera chegou no Brasil e tudo floresce, até os pés de silva, com suas flores tão simples, despidas de cores, mas festivas. Aqui na Europa, mais exatamente em Portugal, é tempo de outono. E as folhas do plátano estão ficando douradas e forrando nossos caminhos, nossas calçadas, tornando mais bonito e mais sonoro o chão para os caminhantes das ruas de nossa Lisboa, da luz única e da cumplicidade do sol com o Tejo.

O outono chegou, com a vindima, e depois dela, depois da colheita da uva, as folhas das vinhas ficam um degradê de cores, um misto de amarelo, alaranjado, vermelho, marron, etc. que é uma beleza só.
Finalmente chega o outono e com ele vem um tempo mais temperado,  afinal estamos entrando na meia-estação. Agora, poderemos nos vestir melhor, poderemos fazer atividades várias sem suar, sem precisar estar ligando ventiladores, condicionadores de ar, etc. Começamos a nos preparar para o frio do final do ano e gosto dele, pois é um frio seco e as pessoas ficam mais elegantes com roupas de inverno.

As árvores, algumas delas, já estão a perder as folhas, a paisagem não será tão bonita como na primavera, mas temos aqui os plátanos e, como já disse, eles ficam lindos nessa época. Aqui não temos a quaresmeira, nem o ipê, como no outono do Brasil, mas temos a primavera, o medronheiro e tantas outras. E dá-se a passagem do outono para o inverno da maneira mais bela possível.  Quem disse que o outono não é estação de cores?

Então, seja bem-vindo, outono, com temperaturas mais aconchegantes, com menos seca e com um pouquinho mais de chuva, com clima bom para aproximar mais as pessoas. Noites mais frescas, boas para reuniões para degustação de bons pratos, boas bebidas, bons vinhos.

Tempo de mais abraços, mais carinhos, mais amores. Tempo de aproximação, de mais calor humano, diferente do calor escaldante do verão. Tempo de ser feliz, de fazer feliz, de cuidar bem desse nosso Planeta Terra que merece mais do nosso carinho e atenção.

Luiz Carlos Amorim

Coordenador do Grupo Literário A Ilha em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha e mais de 50 livros editados. Eleito Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Editor do portal ProsaA, Poesia & Cia. (Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br ) e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior.  Blog:  http://lcamorim.blogspot.com
Categorias

Deixe seu comentário