Parceria com Universidade garante EPIs para profissionais da Saúde de Bom Jesus da Lapa

Por Mateus Almeida

Fruto da parceria celebrada com a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), campus de Bom Jesus da Lapa, fez a doação à Secretaria Municipal de Saúde, para enfrentamento da crise da Covid-19 (Coronavírus), de dez Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. O equipamento doado pela Universidade é um acessórios utilizado nas Máscaras N-95, assegurando mais segurança aos profissionais de Saúde que estão envolvidas no atendimento a pacientes com suspeita, sintomas ou já testados positivamente com o Covid-19.

Os acessórios doados fazem parte de um Projeto – Face shield for life 3D” (Escudo facial para a vida 3D), conduzido por pesquisadores da – desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufob, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb.

O Coordenador do Projeto no campus de Bom Jesus da Lapa da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Professor Doutor  Kleymilson do Nascimento Souza. Segundo Souza, o material está sendo produzido a partir de tecnologia da Impressora 3D, “sendo o objetivo principal a proteção da região dos olhos, que ficam desprotegidos quando o profissional usa apenas a máscara N95″, pontuou o Coordenador.

O papel social da Universidade foi destacado pela Diretora do Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia em Bom Jesus da Lapa, Professora Cynara Adriana Sento-Sé Magalhães Cordeiro Celestino Alves. Segundo a educadora, “esse é o momento em que a Universidade desempenha sua função social, unindo conhecimento e tecnologia para entregar um produto de qualidade e confiança para a sociedade”.

O secretário municipal de Saúde, Marcélio Magno de Magalhães da Silva, pontuou a importância da parceria formalizada pelo prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD) com a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que asseguram a doação dos EPIs, que destacou vão ser muito importantes nesse momento em que todas as atenções estão voltadas para impedir o avanço do Covid-19 no município.

O secretário aproveitou para reforçar o apelo para que a população siga as recomendações e fique em casa. E que não descuide, também, do combate aos criadouros do Aedes Aegypti. Segundo o secretário, neste momento em que a população está em casa por conta da prevenção ao Covid-19 (Coronavírus), é importante que se envolvam na eliminação dos pontos que acumulem água parada, que é uma medida que deve ser adotada permanentemente.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,