Pesquisadora da Uesb aponta dificuldades no ensino de Microbiologia na Educação Básica

Por: Ascom UESB VCA

A todo momento, estamos rodeados por minúsculos seres vivos invisíveis a olho nu, mas que são fundamentais para a nossa vida. Quando falamos em micróbios, geralmente, a primeira coisa que pensamos é que eles são prejudiciais à nossa saúde. O que a maioria das pessoas não sabe é que alguns deles nos beneficia e estão presentes na fabricação de alimentos, bebidas, medicamentos, vacinas e em tantos outros produtos que consumimos.

Essa falta de conhecimento pode ser atribuída, dentre outros motivos, às dificuldades relacionadas ao ensino da Microbiologia na Educação Básica (que corresponde a Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). Nesse sentido, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Uesb, Danielle Ribeiro, está desenvolvendo a pesquisa “O ensino de microbiologia aplicada à saúde associado às estratégias didáticas na Educação Básica”.

A Microbiologia é a ciência que estuda os microorganismos, ou seja, os seres vivos que só são visíveis com a ajuda de equipamentos, como o microscópio. O conhecimento, ainda que básico, sobre o tema é relevante para a sociedade por diversos motivos, sobretudo pelo fato de estar diretamente relacionado à saúde humana. Ribeiro afirma que “o ensino de Microbiologia na Educação básica é capaz de gerar impactos tanto no processo educacional quanto na saúde, uma vez que contribui para o desenvolvimento de competências que melhoram a saúde individual e a coletiva também”.

Segundo ela, ao atuar com a educação em saúde, ficou nítido que os profissionais da educação também podem contribuir, efetivamente, para a promoção da saúde, atuando na conscientização e prevenção de doenças. Entretanto, também foram identificadas algumas dificuldades na efetivação desse ensino durante a Educação Básica, como a falta de recursos e a dificuldade em associar o tema com o cotidiano.

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,