Pesquisadores criam aparelho para medir concentração da Covid-19 em ambientes

Objetivo do estudo é entender melhor o contágio pelo vírus e avaliar as formas de prevenção contra a doença

 

Por Janary Bastos Damacena/ Agência Brasil 61

 

Pesquisadores estão testando um aparelho moderno com capacidade para capturar e medir a carga do vírus da Covid-19 em diversos ambientes, a partir de aerossóis presentes na atmosfera. O equipamento, chamado de CoronaTrap, foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de coletar informações mais precisas sobre a concentração do coronavírus e sua capacidade de contágio.

Segundo o coordenador do projeto, o biofísico Heitor Evangelista, “a maioria das pesquisas sobre risco de contágio está baseada em modelos teóricos”, explicou. Por isso, o grupo está tentando verificar isso na prática. As pesquisas levam em consideração que uma grande capacidade de contágio foi encontrada em hospitais, por isso, os pesquisadores querem realizar os testes em escolas públicas e na estação ferroviária Central do Brasil – todos locais de grande aglomeração.

O equipamento captura o vírus e armazena em um recipiente, assim eles são mantidos em baixas temperaturas para que não se degradem. O biofísico explicou, ainda, que a equipe identificou uma grande diferença entre a quantidade de vírus em ambientes fechados e abertos. Enquanto ao ar livre, o CoronaTrap fica praticamente sem vírus, em determinados locais fechados com aglomerações, com menos luz e temperatura mais baixa, a concentração de vírus pode ser maior.

Fonte: Brasil 61

 

Foto: PIRO4D (Pixabay).

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,