Plano Nascente São Francisco será apresentado na Semana no Meio Ambiente em Bom Jesus da Lapa

O Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio São Francisco – ou Plano Nascente São Francisco – será tema de palestra de técnicos da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Bom Jesus da Lapa (BA) durante a programação da Semana do Meio Ambiente organizada pelo município. O evento acontece nesta quarta-feira (31), no auditório do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A palestra, que deverá acontecer a partir das 15h, será ministrada por Izis Alves e Maurício Nascimento, da Unidade de Meio Ambiente da Superintendência Regional da Companhia. Após a apresentação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberá um exemplar do Plano Nascente São Francisco.

“Vamos apresentar os resultados das atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito de um projeto-piloto no município de Santana, que culminará com a elaboração de projetos de intervenção (quando couber) compatíveis com o estado de conservação de nascentes e áreas de recarga”, explica Izis Alves, que é chefe da Unidade regional de Meio Ambiente da Codevasf.

Lançado pela Codevasf em julho de 2016, o Plano Nascente São Francisco contempla ações de revitalização das Bacias voltadas para o aumento da disponibilidade de recursos hídricos. É focado na proteção, preservação e recuperação de nascentes, representando uma proposta voltada à preservação e à recuperação hidroambiental da Bacia do Rio São Francisco e contempla a realização de intervenções necessárias à recomposição vegetal de Áreas de Preservação Permanente (APP), conservação das zonas de recarga hídrica e promoção da sustentabilidade no uso da água no meio rural.

Em Santana, o Projeto Piloto está em andamento e deverá ser realizado em três etapas, com a expectativa de validação de aproximadamente 11 nascentes em cada uma das fases. “Ressalto que já realizamos a audiência pública, formação e capacitação do Comitê Gestor Municipal (CGM), reuniões nas comunidades, identificação das nascentes e atualmente estamos na fase de cadastramento e caracterização de nascentes e áreas de recarga”, afirma Izis Alves.

O Riacho de Santana faz parte da Sub-bacia do Rio Corrente, que, de acordo com o Plano Nascente São Francisco, é um dos tributários de maior contribuição com vazão e aporte de sedimentos para Rio São Francisco.

A Semana de Meio Ambiente organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa prevê, além das palestras, dias de campo com mutirão de limpeza, compostagem orgânica, plantio de árvores e apresentação cultural. Todas as atividades são abertas à participação da sociedade, incluindo os empregados da Codevasf.

Plantio de mudas

Também em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/Cirpa) realizará, na próxima segunda-feira (05), o plantio de mudas nativas das espécies angico, braúna e pau d’arco, às margens do Rio São Francisco, com a participação de alunos das Escolas Municipais de Xique-Xique (BA).

Na ocasião, serão repassados aos estudantes noções de cuidado das espécies nativas plantadas, como operações de cercamento e acompanhamento do desenvolvimento das plantas, objetivando uma manutenção efetiva das espécies.

“Também realizaremos palestras com ênfase nas espécies nativas do Velho Chico e a sustentabilidade ambiental da atividade pesqueira. Também será divulgado o projeto Horta Orgânica Experimental do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, que será implementado após a finalização das obras de reforma e ampliação das instalações do Centro”, explicou Morgânia Machado, técnica da Codevasf, lotada na unidade.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias