População se revolta e invade duas fazendas em Correntina

 

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de novembro, cerca de 500 pessoas ocuparam duas fazendas de Correntina, região Oeste da Bahia, que captavam água do rio para irrigamento de lavoura. Informações que circulam em grupos do WhatsApp dão conta que os manifestantes colocaram fogo em tratores, destruíram galpões, pivôs e bombas de captação de água. As fazendas ocupadas são a Igarashi e Curitiba, que ficam a 129 km da sede do município, próximas ao Distrito do Rosário.

A polícia foi acionada para conter os manifestantes mas não conseguiu. Os policiais pediram reforços e a confusão foi instalada. Em um dos vídeos divulgados pelos manifestantes, um policial da Polícia Militar do Cerrado aparece no meio de vários manifestantes, que gritam palavra de ordem em nome da preservação dos rios.

Homens da Companhia Independente de POliciamento Especializado (Cipoe/Cerrado) foram deslocados para as fazendas ocupadas – Foto: Divulgação/Blog Matutar 

Informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia comprovam que as fazendas têm autorização da Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) para tirar água do rio.

O grupo Igarashi, que controla as duas fazendas, conseguiu a outorga d’água em 2015 para irrigar 2.530 hectares com volume de 180 mil metros cúbicos/dia. No local, estão instalados 32 pivôs que retiram água diretamente do leito do Rio Arrojado.

De acordo com informações que circulam pela região, o Empreendimento encontra se em fase de implantação, sendo que o mesmo já se deslocou da Chapada Diamantina, por ter secado um dos afluentes do Paraguaçu.

Em uma mensagem de voz que circulam pelas redes sociais, um funcionário das fazendas avisa assustado. “Correntina tudo tá dentro da fazenda. Tem mais de 500 pessoas, tudo com facão, armado e botaram todo mundo para correr moço, como é que não corre”, diz um trecho.

Os manifestantes incendiaram um galpão em uma das fazendas invadidas – Foto: Divulgação/Blog Matutar

MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO BLOG MATUTAR (http://www.matutar.com.br)

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias