Prefeito de Bom Jesus da Lapa quer a população parceira das ações de combate ao Covid-19

Por Mateus Almeida

O presidente da União dos Municípios da Bahia, prefeito de Bom Jesus da Lapa Eures Ribeiro Pereira (PSD), afirmou na manhã desta quarta-feira, que as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde, pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras Municipais para enfrentamento do Covid-19 (Coronavírus), não terão eficácia se não houver uma mobilização e a conscientização da população para importância de sua efetiva participação nos esforços.

Para Eures Ribeiro, principalmente no interior do Estado, serão frustrados todos os esforços e medidas adotadas pelos prefeitos se a população não entender a gravidade da situação e permanecer em suas casas, se os empresários não entenderem que a vida de seus colaboradores e eventuais clientes estão acima de qualquer resultado, negativo ou positivo do negócio.

Para Eures Ribeiro, embora alguns tenham sido mais resistentes, os prefeitos entenderam ou estão entendendo a importância de adotar medidas emergenciais, entre as quais a suspensão de aulas nas Escolas e de atendimento externo nos órgãos públicos, exceto, evidentemente, nas áreas essenciais – Saúde, Social e de Segurança – criara barreiras nas entradas das cidades e exercer o poder de polícia para determinar que casos suspeitos sejam isolados, mas é preciso que, paralelamente, seja feita uma campanha de conscientização da população que as medidas produza os efeitos desejados. A higienização e o recolhimento das pessoas, avalia o prefeito, são fundamentais para que as medidas oficiais tenham resultados minimamente positivos.

Eures Ribeiro reforçou a convocação à população para que adote as medidas que estão sendo normatizadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e Secretarias Municipais de Saúde, evitando o contato social, portanto, mantendo-se em casa, e observando as práticas de higiene recomendadas. O enfrentamento da pandemia, enfatiza, Eures Ribeiro, “é uma solução que tem de ser construída junto”.

Por fim, Eures Ribeiro disse que a União dos Municípios da Bahia está preocupada e já encaminhou solicitação ao Governo do Estado no sentido de disponibilizar capacitação para as equipes de Saúde dos municípios do interior, além da tecnologia necessária para que os testes de pacientes com suspeitas do Covid-19 possam ser realizados com maior rapidez. E fez um apelo aos prefeitos para que criem comitês para tratar a o combate à Covid-19.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,