77 3441-7081 — [email protected]

Prefeito Eduardo Gama abre os Trabalhos Legislativos 2018 com balanço do primeiro ano de gestão

Na manhã da terça-feira (27), a Câmara Municipal de Itambé realizou a Sessão de Abertura dos Trabalhos de 2018. A reunião foi marcada pela mensagem otimista e esclarecedora do prefeito Eduardo Gama que, além de apresentar os seus votos de sucesso aos vereadores, também fez um balanço dos avanços alcançados no primeiro ano de sua gestão.

O momento solene também contou com a presença dos vereadores Sivaldo de Abreu (Ceçula) presidente da Casa; Bruno Lopes; Carlos Andrade; Daniel Silva; Eildo Pereira (Chau); Janevaes Moreira (Aju); João Alves (Kitão); Marinaldo Neves; Paulo Rucas e Rodrigo Alves; do vice-prefeito José Moura Gusmão (Bita); da Assessora da Juíza da Comarca de Itambé, Anita Penha; todos os secretários municipais, coordenadores e assessores; representantes da comunidade; e do pastor Amarildo Alves, que abriu a sessão com uma emocionante oração.

Ao iniciar o discurso, o prefeito Eduardo lembrou-se da ocasião em que inaugurou o Ano Legislativo de 2017: “Naquela época, trouxe ao conhecimento de todos o estado em que se encontrava o Município e assumimos o compromisso de enfrentar todos os problemas”, lembrou o prefeito, completando: “Agora, ao iniciar o segundo ano de mandato, retorno a esta Casa satisfeito com os resultados já conquistados, mesmo diante de todas as dificuldades que foram se revelando ao longo do caminho”.

Iniciando a sua avaliação, o prefeito falou sobre a Saúde, enumerando as principais conquistas como a chegada de novas ambulâncias; a retomada dos trabalhos itinerante do PSF da Zona Rural; a valorização dos profissionais; além dos inúmeros mutirões de saúde que ofertaram exames gratuitos à comunidade. Em seguida, destacou as ações na área da Educação, ressaltando, entre elas, o reajuste salarial dos profissionais. “já estamos pagando o Piso Nacional do Magistério do ano de 2018. É uma conquista para a categoria, que vinha, desde 2014, com seus salários congelados”, desabafou.

Ainda na área da Educação, o prefeito mencionou a retomada das obras da Creche Modelo do Bairro Durvalina Andrade; a reativação a Biblioteca Municipal com a implantação do seu laboratório de Informática; e vários projetos pedagógicos inovadores que têm dado uma nova visão à Educação Municipal.

Seguindo seus pronunciamentos, Eduardo falou sobre a Assistência Social e citou como principais avanços, a entrega da nova sede ao Conselho Tutelar com novos equipamentos e um carro zero quilômetro. Ainda mencionou a reforma da sede do Programa Bolsa Família e da sede do CREAS; a entrega 11 novas moradias do Programa Minha Casa Minha Vida 2; e a entrega dos documentos dos terrenos às famílias do Jardim Vitória. “Também aderimos a importantes programas como o Criança Feliz, que promove assistência integral na primeira infância”, acrescentou.

Dando continuidade ao balanço, o prefeito falou sobre a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária. Ainda na oportunidade, mencionou importantes obras como a instalação de poços artesianos nas regiões de Catolezinho e da Balancinha; a eletrificação das regiões do Assentamento Gameleira e da Sapucainha, e a complementação do sistema de abastecimento de água da Gameleira. Em seguida, destacou diversas obras já realizadas na área de infraestrutura e o desenvolvimento planejado de serviços como iluminação pública, manutenção de estradas vicinais e limpeza pública.

Durante o discurso, o prefeito relatou que, com os esforços redobrados, o governo conseguiu grandes avanços na área da Segurança Pública. Entre as principais ações, a mudança do Quartel da Guarda Civil Municipal para uma nova sede, estrategicamente centralizada; a implantação do Serviço de Atendimento de Emergência 153; a implantação do Núcleo de Inteligência, Planejamento e Estatística (NIPE); o apoio dado aos trabalhos da RONDESP e das Polícias Militar e Civil; e inúmeras outras ações.

Eduardo aproveitou para destacar os avanços na área da Cultura e Turismo, apresentando um breve resumo das adesões feitas a programas importantes como Municípios Culturais do Governo do Estado e o Programa Regionalização do Turismo do Governo Federal. Em seguida, relatou as conquistas na área do Esporte, com destaque para a participação da Seleção de Futebol no Intermunicipal 2017.

O prefeito também citou conquistas inéditas, como a implantação da Ouvidoria do Município; a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC); e a conquista histórica para o município: a reintegração distrito de São José do Colônia ao território de Itambé.

Para completar a avaliação, o prefeito falou sobre finanças, relembrando as dívidas herdadas, que somaram mais de R$ 30 milhões.  “Tivemos a coragem de encarar o problema e fizemos a negociação com todos os órgãos. Além disso, reduzimos despesas, renegociando contratos, enfim, tomando medidas drásticas para buscar o equilíbrio”, desabafou o prefeito.

Ao finalizar o seu discurso, Eduardo fez questão de agradecer ao Legislativo pelo apoio. “A todos os vereadores o meu respeito e meu muito obrigado pelos conselhos, pelas sugestões e pelas críticas naturais de um debate democrático”, ressaltou. Após agradecer a sua Equipe de Governo e aos servidores públicos, concluiu: “As nossas esperanças se renovaram para 2018. Sabemos que problemas existem, mas eles continuarão sendo enfrentados com coragem e honestidade. Sem dúvida, caminharemos prezando pela transparência das ações e pelo diálogo democrático”.

Seguindo os trabalhos, todos os vereadores fizeram pronunciamentos, destacando as suas expectativas para 2018 e reiterando o compromisso com as ações em prol da comunidade. O presidente da Casa, vereador Ceçula, concluiu a Sessão Solene fazendo uma reflexão sobre a atual condução do Legislativo, onde tem prevalecido o respeito às opiniões e o compromisso com bem comum.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias