Prefeitos aguardam audiência com PGE para definir repasse dos royalties do petróleo

DA REDAÇÃO

 

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Bom Jesus da Lapa Eures Ribeiro Pereira (PSD), afirmou nesta terça-feira, 17, em entrevista à Rádio Metrópoles, em Salvador, que aguarda a confirmação de uma audiência com a Procuradoria Geral do Estado para tratar da conclusão do processos para que o Governo do Estado faça a transferência do repasse de 25% dos recursos dos royalties do petróleo para os municípios.

Prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro Pereira (PSD) – Foto: Divulgação/Metro1

Esses recursos, segundo Eures Ribeiro, deveriam estar sendo repassados aos municípios do Estado desde 1994, mas foi ignorado pelos governadores. Ainda segundo o presidente da UPB, o atual governador, petista Rui Costa dos Santos, teria se comprometido com a Entidade a fazer os repasses no próximo mês de janeiro, mas ainda falta tratar a questão com a Procuradoria Geral do Estado para assegurar o cumprimento do acordo.

Eures Ribeiro apontou que já teriam sido feitas tentativas de agendamento da audiência com o chefe da Procuradoria Geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, mas que estaria encontrando dificuldades. Ribeiro fez um apelo ao procurador Geral do Estado para que abra espaço na agenda para atender os prefeitos, uma vez que depende desse entendimento para que o governador Rui Costa possa autorizar o pagamento dos royalties aos municípios no próximo mês.

O clima de insatisfação com a indefinição está mobilizando os prefeitos que já sinalizam com a possibilidade de fazer uma manifestação na porta da Procuradoria Geral do Estado. “E a UPB vai ter todo o prazer a fazer a marcha”, pontuou Eures Ribeiro, admitindo que não são positivas as expectativas em relação a uma audiência com o procurador Paulo Moreno Carvalho.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,