Prefeitura de Anagé apresenta prestação contas do 3° quadrimestre em Audiência Pública

Por Saádia Prates – Ascom/PMA

Na manhã da última quinta-feira (27), representantes da Prefeitura Municipal participaram da Audiência em que aconteceu a prestação de contas, demonstrativo e avaliação das metas fiscais referente ao exercício financeiro do 3° quadrimestre de 2019.
Os dados apresentados pela Secretaria de Finanças mostram que o município investiu 25,30% dos seus recursos na educação e 15,52% na saúde. De acordo com a legislação, os municípios precisam destinar, no mínimo, um percentual de 15% e 25% em educação e saúde, respectivamente.
Durante a exposição dos dados da Educação, Lazer e Esporte pelo Secretário da pasta, Geremilson Santos, destacou algumas ações como a implantação do modelo de Metodologia Militar no Centro Educacional Renato Viana, o índice de 92% de participação na prova IDEB e a inclusão da disciplina de xadrez nas escolas do município no ano letivo de 2020. “A sensação é de dever cumprido pelo trabalho realizado a frente da Secretaria”, afirmou o Geremilson.
Ainda expuseram seus dados as secretarias de Agricultura, Assistência Social, Meio Ambiente e Obras. O Secretário de Agricultura, Rafael Soares, mostrou como foram utilizados os recursos da pasta, dando retorno a comunidade com palestras em associações, apoio na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), cadastramento de agricultores nas políticas públicas e outros serviços. “A realização da prestação de contas por meio da audiência pública é uma forma transparente dos recursos públicos, onde a população deveria ter uma participação mais ativa, afim de ter total esclarecimento dos investimentos dos recursos”, salientou o Secretário.
A representante da pasta de Obras, Fabiana Matos, enfatizou as principais ações prestadas à comunidade, como: o patrolamento de estradas e aterros, limpeza de açudes e manutenção da rede elétrica. A Secretaria de Meio Ambiente foi representada pelo o analista ambiental, Daniel Pedro, que apontou e explicou os serviços realizados em Anagé, são eles: licenciamento ambiental, restabelecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente, limpeza pública, assessoria técnica e etc.
Por último, as pastas de Saúde e Assistência Social apresentaram seus relatórios financeiros, com os repasses que receberam para custear as ações que cumpriram. A Secretária de Assistência Social, Paloma Patez, ainda falou sobre as dificuldades que esse segmento vem enfrentando: “infelizmente está acontecendo esse desmonte da área pelo governo federal, com a proposta de reduzir cada vez mais o orçamento”.
Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,