Prefeitura de Barra do Choça defende ampliação da Ater durante conferência municipal

Por  Ascom/PMBC

 

A Prefeitura de Barra do Choça defendeu nesta terça-feira (10), durante a 3º Conferência Municipal de Atendimento Técnico e Extensão Rural (Ater), a ampliação das atividades de assistência, para que o produtor rural tenha condições de desenvolvimento como cidadão.

Para o secretário Crésio Lima, titular da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri), é preciso que os produtores rurais tenham melhor acesso à escola, saúde de qualidade, tecnologias e que os meios de auxílio governamental provoquem uma equidade entre a cidade e o espaço rural.

Assim, defende Crésio Lima, “as futuras gerações poderão projetar seus estudos e vida de trabalho no campo, sem o medo de encontrar instabilidade de qualquer cunho social, sem dependência do Estado ou que a produção lhe cause algum prejuízo”.

O secretário frisou o quanto o Estado precisa viabilizar essa igualdade para todos, “e é isso que a secretaria tem buscado desde o início da gestão, através do poder Municipal, Estadual e Federal”.

Na 3º Conferência Municipal de Atendimento Técnico e Extensão Rural, realizada de forma virtual, participaram também representantes da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes); da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac); e do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), dentre outros.

O objetivo da reunião foi definir estratégias e ações prioritárias para promover a qualidade da Ater aos agricultores baianos, com o diálogo e a interação entre a sociedade civil, governo e representantes dos agricultores.

A conferência discutiu sobre o sistema nacional de Ater, fortalecimento das instituições, financiamento e monitoramento dos serviços prestados, agroecologia, dificuldades sociais, políticas públicas, dentre outras.

Durante o evento foram feitas diversas perguntas e sugestões entre os participantes sobre como o projeto e o futuro do agricultor será elaborado e investido, como também dúvidas em relação a todo o setor da agricultura familiar de Barra do Choça.

No final da reunião, foi deliberada uma lista de nomes para concorrerem aos cargos de determinados setores e, dessa forma, representarem suas respectivas comunidades e categorias. Logo, haverá outras reuniões para progredirem com os debates.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,