77 3441-7081 — [email protected]

Prefeitura de Itambé e Embasa definem investimentos iniciais dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico

Viabilizar investimentos na área do saneamento básico tem sido uma das buscas constantes da atual gestão de Itambé

 

Por Nicolaia Achy ASCOM/PMI

 

Na última terça (30), o prefeito Eduardo Gama recebeu em seu gabinete os representantes da Embasa, Aline Oliveira e Álvaro Newman da regional de Vitória da Conquista. A reunião também contou com a participação do secretário de Meio Ambiente Marcos Santos e do engenheiro ambiental do município Carlos Leôncio.

O objetivo foi discutir a viabilização de ações contidas no Plano Municipal de Saneamento Básico e, dentro das propostas, estão investimentos na área de esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Conforme o prefeito, uma das prioridades no momento são os projetos voltados ao esgotamento, sobretudo, na área do Bairro Jardim Vitória. “A Embasa já sinalizou a assinatura de um contrato com Município para iniciar os investimentos, onde ficou definida a elaboração imediata de um pré-projeto”, informou o prefeito.

Segundo os representantes da Embasa, a intenção é implantar um Sistema de Tratamento que deve contemplar inicialmente 30% da rede de esgoto do município.

De acordo com Eduardo, no setor de abastecimento de água a Prefeitura, em conjunto com a Embasa, pretende construir um barramento para otimizar a captação de água dos Rios Pardo e Ribeirão e, dessa forma, evitar problemas futuros no fornecimento de água da cidade.

Ainda nesta área, outro investimento a ser viabilizado é a construção do Sistema de Tratamento de Água de Catolezinho. Já na próxima semana, a Prefeitura e a Embasa estarão fazendo um estudo para analisar a efetivação deste projeto.

“O Plano Municipal de Saneamento Básico passa a nortear os investimentos no Município. Um instrumento fundamental, pois só a partir dele conseguiremos os recursos para efetivar as ações que o município tanto precisa”, afirmou o prefeito, acrescentando: “Junto com a Embasa, estaremos fomentando as operações emergenciais e em breve teremos importantes resultados”.

 

Jornal do Sudoeste

Categorias