Presidência do PJBA e núcleo socioambiental lançam ponto de troca itinerante do projeto vale luz no tribunal

Por: Imprensa TJBA

O presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e a desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, coordenadora do Núcleo Socioambiental, lançaram, oficialmente, o ponto itinerante de coleta de resíduos recicláveis do projeto Vale Luz, no estacionamento do edifício-sede do PJBA.

O lançamento aconteceu na segunda-feira (14). O Vale Luz, uma iniciativa da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), possibilita a troca de resíduos sólidos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica. O ponto itinerante do PJBA está disponível para atendimento toda segunda-feira, das 9h às 15h.

O presidente Nilson Soares Castelo Branco destacou a importância dessas ações, que evidenciam que o Tribunal não tem só a função de julgar, mas também “se associa a programas dessa natureza, que envolvem questões de sustentabilidade e pedagógicas, perante o cidadão comum, fazendo com que o nosso planeta se torne cada vez mais saudável”.

A Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho ressaltou que o momento é de muita alegria pela conclusão de mais um trabalho do Núcleo Socioambiental. Ela frisou, também, que “um meio ambiente sustentável depende da cooperação de todos que almejam um planeta sustentável para a atual e para as próximas gerações”.

Confira o vídeo do lançamento do ponto itinerante do projeto Vale Luz no PJBA 

Também participaram do lançamento a juíza Rita Ramos, assessora especial da presidência para assuntos institucionais; as juízas Marta Moreira e Renata Mirtes Benzano de Cerqueira, ambas do Núcleo Socioambiental; a chefe de gabinete da presidência, Tuany Silva Andrade; o secretário-geral, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; a assessora de ação social, Vanessa Travessa; o secretário de administração, Fabricio Nascimento Ferreira; e a secretária de gestão de pessoas, Janaína Castro.

No âmbito do Tribunal, o ponto itinerante é resultado de um termo de cooperação envolvendo o PJBA – por meio do Núcleo Socioambiental e da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) – a COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI).

A ação estimula o uso adequado dos recursos naturais, minimizando os efeitos do descarte indevido no meio ambiente, além de incentivar a reciclagem. O Termo de Cooperação tem vigência de um ano, a partir da publicação (24/01/2022).

VALE LUZ: Para participar do Vale Luz, é necessário separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, e entregá-los no ponto de coleta. No local, basta informar o número da conta-contrato da residência, identificado no canto superior direito da conta de energia, para que os créditos sejam gerados mensalmente na fatura.

A parceria do PJBA com a Companhia de Eletricidade contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular o consumo consciente dos recursos naturais, além do Plano de Logística Sustentável da Corte baiana e Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,