Presidentes de Legislativos Municipais se reúnem e articulam ações em prol da Saúde Pública regional

Por Redação

Viabilizar os investimentos necessários para a implantação na região de uma Unidade de Saúde Pública de Referência no Tratamento de Câncer. Esse foi o mote da reunião realizada no último dia 26 em Caetité que reuniu os presidentes das Câmaras Municipais de Boquira, Caetité, Caculé, Igaporã, Malhada e Riacho de Santana, respectivamente vereadores José Milton Gonçalves (MDB), Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR), Paulo Henrique da Silva (DEM), Gerson Pereiras Reis (PCdoB), Manoel Messias Leal (PT) e Nelson Rodney Fernandes Gondim (PR). Durante o encontro, os presidentes dos Legislativos Municipais decidiram estabelecer tarefas quer serão cumpridas por cada um deles visando uma reunião ampliada a ser realizada no próximo dia 5 de abril, também em Caetité, quando será elaborado e aprovado um documento a ser encaminhado aos Governos Federal e do Estado, através do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, com a solicitação para destinação dos investimentos necessários para aquisição de equipamentos de ponta e contratação de profissionais especializados para implantação na região – preferencialmente em Caetité que já dispõe de estrutura física para esse fim – de um Hospital do Câncer, que atenderá a uma população estimada em mais de 830 mil pessoas de 42 municípios da macrorregião dos Territórios de Identidade do Sertão Produtivo, Velho Chico e Bacia do Paramirim.

Ao JS, o presidente da Câmara Municipal de Caculé, democrata Paulo Henrique da Silva, destacou o caráter suprapartidário do movimento e lembrou que os cinco presidentes de Legislativos regionais envolvidos neste primeiro momento no processo vão buscar apoio e participação de todas as Câmaras Municipais da região. Destacou também que pretendem levar o documento que será elaborado e aprovado no próximo dia 5 para ser entregue pessoalmente ao ministro de Estado da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em audiência que pretendem agendar durante a Marcha dois Vereadores a Brasília, prevista para ser realizada entre os dias 23 e 26 de abril próximo. Na agenda também um encontro a ser marcado com o secretário de Estado da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, em Salvador.

O vereador caculeense também confirmou que já foram feitos convites aos deputados estaduais e federais votados na região, muitos deles já confirmados, para participarem da reunião prevista para o próximo dia 5 de abril em Caetité. Além dos parlamentares, esclarece o presidente do Legislativo Municipal de Caculé, prefeitos, secretários municipais de Saúde, vereadores e lideranças políticas dos 42 municípios que serão beneficiados com a eventual implantação do Hospital do Câncer em Caetité deverão estar presentes ao encontro.

“Como está é uma proposta suprapartidária e que tem por objetivo atender, indistintamente, toda região, nossa expectativa é que possamos ganhar importantes adesões e mobilizar não apenas as lideranças políticas, mas empresários e a população em geral, para que possamos reivindicar junto aos Governos Federal e do Estado e conquistar a implantação do Hospital do Câncer em Caetité, que entendemos ser importante para dar mais dignidade e conforto no tratamento de pessoas acometidas com os mais diversos tipos da doença e que hoje são obrigados a buscar tratamento em outros centros, distantes de sua residência e que exigem um custo muito elevado. Estamos confiantes no sucesso da proposta e esperamos que ainda este ano já seja possível comemorar essa importante conquista para a Saúde Pública da nossa região”, pontuou o vereador caculeense Paulo Henrique da Silva (DEM).

Antônio Luiz da Silva

Categorias ,