Primeira noite do FIB: organização entrega um Festival aplaudido e cheio de novidades

Público lota Parque Teopompo de Almeida e celebra retorno histórico

Por Luciana Oliveira – Ascom FIB⁄Agência vOceve

Começou a 16ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) em Vitória da Conquista. O Parque de Exposições Teopompo de Almeida ficou sem espaço para o tamanho do entusiasmo do público, nessa sexta-feira, 26, uma noite em que a temperatura ambiente alcançou 14 graus. O típico clima conquistense não impediu que o retorno de um dos maiores eventos de música do Norte/Nordeste, depois de dois anos de pandemia, lotasse todos os principais ambientes, que, nesta edição, voltaram com estrutura repaginada, visual arrojado e muitas interações.

Vale notar que a palavra “instagramável”, por exemplo, virou hit do FIB já na primeira noite, e as ativações artísticas deram o colorido (e o teor educativo) das avenidas no evento, com ações como as performances circenses do projeto “Andar e Voar”, dirigido pelo diretor artístico Fred Soares e participação da Trupe Cabrió e Cia, as ilustrações e painéis do coletivo Cor-Junto, com mensagens contra a violência à mulher, e sinalizações reforçando que o festival recebeu os selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, emitidos pela Eccaplan para eventos sustentáveis.

O público presente refletiu as boas impressões com todas as mudanças do FIB. A psicóloga Thayse Fernandes, que só não esteve em uma das edições do Festival, celebrou o quanto é importante a festa voltar a acontecer, uma marca do calendário cultural baiano. “O sentimento percebido nesta primeira noite foi de leveza e de alegria renovadas. É uma festa que congrega pessoas, estilos, sons. Uma festa da diversidade, com tantos nomes regionais e nacionais e tantas experiências novas. Que a música sempre nos una!”, disse.  Já a modelo e Miss Brasil 96 Anuska Prado reforçou que, apesar de morar em São Paulo, faz questão de vir ao evento todos os anos. “O FIB não deve em nada aos grandes festivais do país. Agrada todos os públicos, é bem organizado, tem identidade e logística funcional, artistas incríveis e ainda acontece no charmoso inverno conquistense. Uma mistura perfeita”.

As estrelas da noite

Elba Ramalho e Fagner (Foto – Laecio Lacerda)

No Palco Principal, maior estrela do visual no FIB, muitos momentos marcantes. A abertura ficou por conta de Elba Ramalho e Fagner, amigos de longa data, que trouxeram a turnê “Festa”, uma homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga e uma clara demonstração de amor pelo forró, pelo xote e outros ritmos nordestinos. Com um repertório alegre e um show encantador, Elba e Fagner agitaram o público com clássicos de Gonzagão, como “A Morte do Vaqueiro” e o “Cheiro da Carolina”, além de outros grandes sucessos da carreira dos artistas, como “Frevo Mulher”, “Canteiros”, “Borbulhas de Amor”, “Espumas”, “Ai que Saudade D’ocê” e “Chão de Giz”, que fizeram a plateia cantar em coro do início ao fim. Em coletiva à imprensa, Elba e Fagner sublinharam o quanto gostam da cidade e mencionaram ícones incontestáveis: Elomar e Glauber Rocha.

O pagode romântico de Dilsinho, bastante aguardado, especialmente pelo público feminino, embalou a noite logo em seguida. Em seu segundo ano no FIB, o cantor carioca fez todo mundo entoar seus “hits”, em sincronia com a legião de fãs. “Péssimo Negócio”, um de seus maiores sucessos, foi a escolhida para abrir o show, que seguiu com outras queridinhas do público, como “Refém”, “Baby, Me Atende”, pagodes clássicos e outras músicas do repertório novo. Carinhoso, Dilsinho fez questão de homenagear Ivete Sangalo, com quem também se apresentou em participação no show da musa baiana: “Te amo, Ivete! Eu sou muito fã dessa mulher”, disse, relembrando a parceria musical que tem com a cantora.

Ivete Sangalo – (Foto – Laecio Lacerda)

E “mainha” já chegou no Palco Principal com sua característica primordial: fazendo a “passarela” e  mostrando que “na avenida, o comando é dela”. Veterana de FIB (já esteve em outras três edições) e uma das atrações mais aguardadas da noite, Ivete ferveu o inverno conquistense com um show eletrizante ao som de hits como “Tempo de Alegria”, “Poeira”, “Festa”, “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”, entre outros sucessos. Em seu Instagram, Ivete também retribuiu o carinho de Dilsinho com uma foto feita com o cantor no backstage minutos antes de subir ao palco.

Encerrando a primeira noite do FIB 2022, Vitor Fernandes trouxe ao palco, pela primeira vez, o ritmo que está conquistando o Brasil: o piseiro. “Vou Falar Que Não Quero”, “Acaso” e “Se For Amor”, parceria com João Gomes, outra sensação do gênero musical, que se apresenta no FIB neste sábado (27), foram algumas das músicas acompanhadas pelo público num show que seguiu até o dia amanhecer. Vale destacar que o cantor frisou que a união entre os cantores do ritmo é fundamental para que ele chegue ainda mais longe.

Além do Palco Principal, o público curtiu ainda outras 14 atrações espalhadas pela Vila da Música Coca-Cola, Arena Eletro-Rock TNT e no palco especial montado dentro do Camarote. Vale ressaltar que, na Vila da Música, os artistas, a partir de hoje, serão avaliados pelo público e a atração mais votada entre todas as noites vai fechar a grade principal do FIB 2023.

O Festival de Inverno Bahia segue neste sábado, 27, com abertura dos portões marcada para 19h, até o domingo, 28,  no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista.

A produção da festa é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste. O palco da Vila da Música tem a assinatura da Coca-Cola, o camarote é assinado pela Itaipava Puro Malte e a Arena Eletro-Rock pela TNT. O Festival conta com o patrocínio da VCA Construtora, He-net, Uninassau e Unimed.

SERVIÇO 

Festival de Inverno Bahia 2022 

Data: 26, 27 e 28 de agosto

Local: Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista

Atrações do Palco Principal: Ivete, Dilsinho, o feat. Elba Ramalho e Fagner, Vitor Fernandes, Os Paralamas do Sucesso, Maria Bethânia, Harmonia do Samba, Alok, João Gomes, Zé Neto & Cristiano, Iza e Trio da Huanna.

Atrações da Vila da Música Coca-Cola: Djuamba, Circuito do Som, Péricles e Leonardo, Jô Almeida, Trio Forró Mais Eu, Dielle Anjos, Estakazero, Rony Barbosa, Bethânia Guimarães, Chega Mais, Lincoln e Tributo a Marília Mendonça.

Atrações da Arena Eletro-Rock TNT: Banda Roama, Essencial Hit, DJ Heric Damascena, DJ Peixoto, Flash 80, Eulá, DJ Ravelly, duo de DJs Victor Patez e Matheus Trindade, Tombstone, Lucas Gerbasi, DJ David e DJ Falektor.

Palco Camarote Vip: DJ Claudinho, Péricles & Leonardo, Estakazero e Jô Almeida.

Vendas on-line: www.sympla.com.br

Vendas em Vitória da Conquista: Loja oficial no Boulevard Shopping, andar térreo, de segunda a sábado, das 10 às 22h, e aos domingos e feriados, entre 14h e 20h; Loja Taco, Av. Olívia Flores, 686, Loja 1; Central de Ingressos Galeria Panvicon, Av. Lauro de Freitas, 142, Centro; Banca Central, Praça Barão Rio Branco, s/n, Centro.

Vendas em Salvador: Lojas South, nos shoppings da Bahia, Salvador e Paralela.

Agência parceira: Maxtour Viagens e Turismo

Meia-entrada: além de estudantes, outros segmentos têm direito à meia-entrada, segundo a Lei Nº 12.933/2013. Em ambos os casos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios.

Mais informações, acesse: https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/bahia.html

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,