77 3441-7081 — [email protected]

Professores de Caetité e Igaporã são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Professores de Caetité e Igaporã são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Por A AES Tietê 

Setembro de 2019 – O Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta aos municípios baianos de Caetité e Igaporã para a realização do segundo módulo de capacitação. Contando com o patrocínio da AES Tietê, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, as formações de professores serão na quarta (25) e quinta-feira (26). O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Em Caetité, são esperados cerca de quarenta professores e profissionais da área de educação do município. Junto aos formadores do IEE, eles se reunirão, a partir das 8h, no CETEP Sertão Produtivo, no centro da cidade. No dia seguinte, é Igaporã que recebe o projeto do IEE. Das 8h às 17h, 40 participantes serão capacitados no CIAC – Olga Laranjeira Bastos.

Nesse segundo encontro da capacitação do projeto, os principais temas trabalhados são a utilização de jogos, brincadeiras e de métodos avaliativos nas aulas de educação física. “Nesta etapa, discutiremos estratégias para intervenção qualificada nos jogos com foco na aprendizagem dos alunos, a partir das ferramentas que os professores já trazem na sua prática”, explica Cibele Venâncio, subcoordenadora do IEE. Ela e Felipe Procópio serão os responsáveis pela capacitação nos municípios.

“É preciso desmistificar essa questão que o esporte e a aula de educação física são apenas jogar bola. Precisamos mostrar que o esporte está presente em outras modalidades e levar isso para o aluno, para ele não ficar só jogando bola na quadra sem regra e sem instrução do professor. Eles precisam mostrar para o aluno a importância do esporte, fazer com que todos interajam e respeitem o coletivo”, diz Timocléia Pessoa, coordenadora pedagógica da rede municipal de Caetité (BA).

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Caetité (BA)

Data: Quarta-feira (25)

Horário: 8h às 17h

Local: CETEP Sertão Produtivo (Avenida Anísio Teixeira, s/nº – Centro)

 

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Igaporã (BA)

Data: Quinta-feira (26)

Horário: 8h às 17h

Local: CIAC – Olga Laranjeira Bastos (Rua Luiz Eduardo Magalhaes, s/nº)

Jornal do Sudoeste

Categorias