Programa facilitará acesso de agricultores familiares a crédito fundiário

Iniciativa foi reformulada para melhor atender pequenos produtores rurais que buscam a aquisição de terras

Por Laísa Lopes/ Agência Brasil 61

 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) passou por um processo de reformulação e agora se chama Terra Brasil – PNCF. Com a reformulação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) busca ampliar o alcance do programa para que chegue na ponta e atenda efetivamente os agricultores familiares que precisam acessar a compra da terra, concedendo financiamentos com mais agilidade.

Entre os benefícios do Terra Brasil para o agricultor familiar, está a maior agilidade no acesso à terra. As etapas do fluxo de contratação foram reduzidas e o prazo para aquisição dos imóveis passou de 24 meses para 6 meses. Outra novidade é a ampliação da faixa etária dos beneficiários, a idade máxima para acesso ao programa passou de 65 para 70 anos.

Além disso, para pleitear o acesso ao crédito, o produtor familiar poderá comprovar o trabalho na atividade rural por meio de uma autodeclaração de elegibilidade, acompanhada de documentação probatória de experiência, renda e patrimônio. Os agricultores poderão procurar a prefeitura municipal para dar início aos procedimentos de solicitação do crédito.

Foto de Capa: Mapa.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,