Programa Gênese tem inscrições prorrogadas até 19 de março

 

Por: Marina Dialeto 

 

Programa Gênese tem inscrições prorrogadas até 19 de março

Estão prorrogadas até o dia 19 de março as inscrições para o Programa Gênese, projeto da Jornada Amazônia que pretende despertar jovens talentos empreendedores e estimular a pesquisa orientada a produtos e processos de impacto para a Amazônia Legal. Podem participar jovens estudantes, acadêmicos e pesquisadores, maiores de 18 anos, e residentes nos nove estados da região. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada no próprio site do projeto.

O Gênese é um dos programas da Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia e faz parte da Jornada Amazônia, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia e do ecossistema de inovação necessário para que essa economia ganhe escala e se torne competitiva como alternativa ao desenvolvimento predatório da região. O Programa Gênese utiliza um ambiente virtual de aprendizagem com conteúdos interativos síncronos e assíncronos, que passam por realidade virtual, videoaulas, podcasts com cases inspiradores e lives temáticas. O engajamento dos alunos é monitorado semanalmente por uma classificação de desempenho da comunidade, fornecendo feedback de desenvolvimento contínuo. Os participantes com mais destaque são convidados a vivenciar a Jornada do Empreendedorismo, por meio de um Game de Educação Empreendedora que simula a experiência desde a concepção até a escala de um negócio de impacto.

A farmacêutica Lílian Marques de Freitas, participante da primeira edição e que foi selecionada para ser embaixadora do programa, diz que participar do Gênese a fez olhar com outros olhos para a região onde ela nasceu e cresceu. “Muitas vezes, nós mesmos, que moramos aqui, não paramos para pensar que estamos no meio da Floresta Amazônica”, comenta Lílian, que trabalha com medicina personalizada junto a grupos indígenas como bolsista da Universidade Federal do Pará (UFPA), e está fazendo uma segunda graduação em biotecnologia. “O programa me fez perceber que ninguém seria melhor para desenvolver a Amazônia do que quem nasceu nela.”

Ela destaca ainda, da experiência, o fato de poder conversar de igual para igual com empresários, professores universitários, e outros pesquisadores, interessados no desenvolvimento para a Amazônia com foco na bioeconomia. “Foi bom perceber que não estamos sozinhos, que podemos criar pontes e conexões para fazer nossos projetos acontecerem”, completa.

No final, alunos selecionados fazem uma viagem de imersão para conhecer um Ecossistema de Inovação referência, e podem se tornar embaixadores do programa. Além disso, os participantes recebem um certificado com horas para validação de atividade curricular complementar.

“Todas essas experiências, somadas à oportunidade de conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis, foram fundamentais para eu entender que o desenvolvimento da bioeconomia no Estado do Pará é possível a partir do conhecimento das potencialidades da região amazônica, do uso dos ativos da biodiversidade, e da conexão com os amazônidas”, pontua a também embaixadora Milena Carvalho de Moraes, estagiária pós-doutoral na Universidade do Pará (UFPA) que desenvolve pesquisas voltadas para a tecnologia agrícola.

20 mil talentos mobilizados até 2025 e ideias para a bioeconomia amazônica

Ao longo dos três próximos anos, serão realizadas dez edições do Gênese, cada uma com um mês de duração. A meta da Jornada Amazônia é ter cerca de 20 mil inscritos no total, chegando a pelo menos três mil participantes capacitados ao fim do período.

“A Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia quer criar e fortalecer um pipeline de startups inovadoras para impulsionar o ecossistema empreendedor, estabelecer e qualificar conexões com o mercado e fortalecer o ecossistema de inovação e impacto na região amazônica. O Gênese é o início, a primeira etapa que irá ativar esses talentos para empreender com a visão da bioeconomia”, explica Marcos Da-Ré, diretor de Economia Verde da Fundação CERTI.

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,