POR REDAÇÃO JS * (redacao@jornaldosudoeste.com)
O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) da Comarca de Brumado vem ampliando a implementação de práticas de Justiça Restaurativa nas Escolas da Rede Municipal de Ensino por meio do Projeto Paz na Escola. A iniciativa, alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), busca fortalecer a cultura do diálogo, da escuta ativa e da prevenção de conflitos no ambiente escolar.
Inspirado em experiências exitosas desenvolvidas em outros municípios baianos, o Projeto utiliza os Círculos de Construção de Paz como principal ferramenta para promover a convivência harmoniosa, estimular a resolução pacífica de conflitos e fortalecer os vínculos entre os integrantes da comunidade escolar.
Desde o seu lançamento, em 2025, o Projeto Paz na Escola tem promovido uma série de ações voltadas à sensibilização e formação dos profissionais da Educação. Entre as atividades realizadas estão reuniões interinstitucionais, círculos de diálogo com gestores, professores e servidores, palestras sobre Justiça Restaurativa e Oficinas Práticas voltadas à vivência dos Círculos de Construção de Paz.
As ações já mobilizaram centenas de participantes e culminaram na escolha da Escola Municipal em Tempo Integral Professora Oscarlina Oliveira Silva como Unidade-Piloto para a implementação das práticas restaurativas.
Na etapa mais recente, foram realizados círculos temáticos na Escola-Piloto, abordando assuntos como autocuidado, infância, trabalho e sonhos. A próxima fase do Projeto prevê a formação de 20 facilitadores de Círculos de Construção de Paz, além da incorporação permanente dessas práticas à rotina escolar.
A proposta é consolidar um ambiente mais acolhedor e colaborativo, estimulando o diálogo, fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma cultura de paz entre estudantes, educadores e famílias.
O Projeto foi iniciado sob a coordenação do juiz Rodrigo Medeiros Sales, então responsável pelo Cejusc de Brumado, com supervisão do servidor Luís Antônio Meira de Souza Silva. Também participaram da implantação as facilitadoras Rowane Dias Viana e Zenoi Lopes Morais Brito, responsáveis pela condução dos círculos restaurativos, além da psicóloga Gilvanete Souza, que ministrou palestras e capacitações em Comunicação Não Violenta (CNV).
Atualmente, a coordenação das atividades está sob responsabilidade do juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, que dará continuidade ao processo de expansão e fortalecimento das práticas restaurativas no município.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Instituições integrantes da rede de proteção, o Projeto Paz na Escola reforça o compromisso das Instituições envolvidas com a construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e pautados na cultura da paz.
Cronologia do Projeto Paz na Escola
• Junho de 2025: apresentação da proposta durante o evento Educação em Rede;
• Agosto de 2025: realização de reunião interinstitucional entre Cejusc, Ministério Público da Bahia e Secretaria Municipal de Educação para alinhamento das estratégias;
• Setembro de 2025: realização do primeiro Círculo de Construção de Paz com a participação de 32 diretores da rede municipal;
• Outubro de 2025: definição da Escola-Piloto e apresentação institucional do Projeto;
• Início de 2026: participação na Jornada Pedagógica Municipal, envolvendo cerca de 250 profissionais da Educação;
• 2026: realização de oficinas práticas em seis Unidades Escolares, alcançando aproximadamente 100 participantes;
• 2026 (fase atual): desenvolvimento de círculos temáticos na Escola-Piloto;
• Próxima etapa: formação de 20 facilitadores e implementação permanente das práticas restaurativas nas Escolas.
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA.
Foto: Divulgação/Secom TJ/BA




