Projeto Recolocar: Inteligência artificial e solidariedade para combater o desemprego

Por Ascom

 

Uma consultoria em recursos humanos e uma startup de tecnologia que usa recursos de inteligência artificial juntaram suas expertises para tornar realidade um projeto que ajuda as pessoas que foram demitidas durante a pandemia do novo coronavírus – ou que já estavam desempregadas – a encontrar uma recolocação no mercado de trabalho. O Projeto Recolocar, como foi batizado, chega por meio de atendimento individual gratuito, com orientações de carreira, além do contato entre profissionais e empresas com vagas abertas.

A consultoria em RH Espaço da Carreira e a RECRUT.AI dividiram o projeto em duas frentes. De um lado acontece o recrutamento para as empresas, de maneira gratuita até o dia 31 de agosto (após essa data será cobrado um valor acessível, que possibilite manter o projeto em funcionamento), e do outro acontece o atendimento no plantão de carreiras, para os desempregados, com orientações sobre currículos, entrevistas, dinâmicas, busca de vagas e cadastro no LinkedIn. Para encontrar vagas disponíveis é so acessar https://espacodacarreira.jobs.recrut.ai/.

As seleções, que usam as ferramentas de inteligência artificial da RECRUT.AI para facilitar as chances de encontrar o funcionário perfeito para a vaga perfeita, já estão ocorrendo desde a segunda quinzena de março. E são vagas de diversos perfis: desenvolvedores, analistas de sistema, assistentes financeiros, faturistas, vendas, analistas farmacêuticos e muito mais. Até o momento, foram 48 vagas cadastradas.

Todo o projeto começou com a psicóloga e especialista em carreiras Joseli Quaresma. No início do ano, após pedir demissão da Universidade em que trabalhava, ela, que é a fundadora, passou a dedicar-se integralmente ao Espaço da Carreira com o desejo de tornar o projeto acessível para as pessoas. “Mas sabemos que não é possível trabalhar com recolocação sem a parceria de empresas ou parceiros de RH. Ao mesmo tempo, nem todo mundo pode pagar por um processo de recolocação. Então comecei a buscar parcerias com profissionais que já conhecia e confiava. Assim a Recrut.AÍ chegou ao Espaço da Carreira”, explica.

“Queríamos unir forças com empresas com valores parecidos com os nossos, que tivessem o desejo de ajudar neste momento difícil pelo qual passamos”, completa.

A startup pernambucana, que tem atuação nacional, tomou conhecimento do projeto e disponibilizou-se a ajudar com atendimentos e disponibilização da plataforma para recrutamento. “Isso facilitou demais o trabalho em si e ainda favoreceu a conexão com outras empresas”, afirma Joseli. No projeto, a RECRUT.AI também oferece um perfil comportamental dos currículos cadastrados e das vagas oferecidas, auxiliando o recrutamento.

Como ainda se trata de um projeto sem fins lucrativos, todo trabalho é feito por parceiros voluntários. Entre eles, Karol Branco, Alda Cansancão, Mirian Andrade, Débora Carvalho, Marcela Guerra, Rafaela Rocha e Manoela Amorim, além de Joseli Quaresma.

Projeto Recolocar em Números

Empresas já inscritas no projeto – 7 – Cifarma (MG), MV Sistemas (PE), Mídias Educativas (PE), Bendita Mãe Alimentos (PE), Briead Cursos Online (SP), Indústria Farmacêutica Catedral (MG), Cristiano Casa e Construção (MG).

De quais estados eram as vagas – PE, MG e SP.

Número de candidatos – 1.049 candidatos inscritos.

Quantas recolocações – 20 recolocações.

Quantas orientações de carreira – 115, sendo 110 pelo Plantão de Carreiras e 5 como orientação antes da indicação para processo seletivo.

Quantos voluntários – 9 voluntários

 

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,