Representantes de associações e cooperativas participam de oficina para agregar valor aos produtos da agricultura familiar

Por: ASCOM CAR/SDR

 

 

Representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia participaram, nesta quarta-feira (14), da oficina Agregando Valor em Produtos da Agricultura Familiar. O evento faz parte da programação técnica da 13ªFeira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador.

A oficina  buscou trazer informações importantes para o entendimento de como se é possível desenvolver produtos e portfólio de produtos, de forma a se agregar valor na perspectiva do comportamento de compra do consumidor contemporâneo.

Entre os assuntos abordados estão os atributos e elementos de valor percebidos em um produto de forma a torná-lo mais atraente ao consumidor. Também foram discutidos temas como Marca, Embalagem, Rotulagem, Posicionamento de Marca, Precificação, Certificação e de como podem agregar valor. Foram apresentadas ainda condições para se acessar mercados e se fazer presente nos Pontos de Vendas de Canais de Distribuição Varejistas.

O coordenador de Inteligência de Mercado do Projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, Aldir Parisi, explicou que a oficina teve o intuito principal de orientar tanto agricultores familiares quanto associações e cooperativas de como funciona o mercado. “Mostramos quais são as demandas desses diversos canais de comercialização ou distribuição para, consequentemente, em cima dessas informações, compreender o que pode ser estrategicamente modificado na sua organização para se readequar produto ou portfólio de produtos para esses canais com menos risco, menos investimento e, obviamente, com possíveis melhores resultados na estratégia de comercialização e acesso a mercados”.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes – Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).

 

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,