Ressaca Emocional: como lidar com a “Depressão pós folia”? 

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Dra. Andréa Ladislau – Psicanalista/ Via Comuniquese

A “Depressão pós folia” ou a Ressaca Emocional existe, e é um termo utilizado para caracterizar a sensação de vazio, tristeza, quebra de expectativas e desânimo que muitos enfrentam, ao ter que retornar para sua rotina normal, após os festejos de Momo.

Apesar de não ter uma definição classificada como condição médica, é um tipo de desequilíbrio emocional que engloba emoções e sentimentos que interferem no psicológico e no comportamento humano.

Para quem gosta e se entrega à folia, o período de carnaval, pode ser muito intenso, com inúmeros eventos, blocos, festas, desfiles, passeios e um lazer que, de alguma forma, sobrecarrega o corpo e a mente por conta dos excessos, sejam de estímulos, de euforia, e de diversão.

 Além disso, a falta de repouso, com poucas horas de sono, uma alimentação descontrolada, o consumo excessivo de álcool, entre outras questões, são ingredientes perfeitos para provocar essa exaustão emocional.

No entanto, toda essa intensidade pode estimular o surgimento de uma depressão pós folia, principalmente por dois fatores: se já existir uma tendência a reflexos depressivos ou se a volta à rotina for muito abrupta e nada gradual.

A melhor maneira de identificar os sinais da ressaca emocional é observar e gerenciar o que está sentindo ao precisar retornar para a realidade de compromissos e afazeres. A tristeza, irritabilidade, exaustão mental, fadiga, desmotivação, desânimo e a baixa energia, são os principais sintomas dessa condição.

A neuropsicologia vai explicar a depressão pós folia como sendo uma resposta do nosso cérebro para a frustração com o fim dos momentos de prazer e euforia. Essa mudança abrupta de estímulos provoca um esgotamento dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e recompensa.

Isso acontece porque, após vários dias de produção intensa de dopamina, o cérebro sente uma baixa natural e se sensibiliza com a falta de Serotonina. Ou seja, biologicamente, o corpo e a mente respondem com uma sensação de “bateria baixa”, sentimentos de solidão, falta de conexão e, em alguns casos, até o sentimento de culpa se faz presente, quando os gastos financeiros excessivos no período de carnaval, geram arrependimento.

Se os momentos de adrenalina das festas contribuem para uma intensa socialização e interação, a volta à rotina pode fortalecer a solidão, o que vai exigir alguns cuidados para a recuperação do equilíbrio físico e emocional.

São eles: provocar um retorno progressivo às atividades cotidianas, principalmente, se o indivíduo tiver muitos compromissos a cumprir; regularizar o sono e a alimentação, evitando a continuidade dos excessos; planejar e organizar pequenos prazeres diários para estimular os níveis da produção hormonal, como encontro com amigos ou a prática de esportes ao ar livre, em contato com a natureza; pausar o consumo de bebida alcóolica para ajudar o corpo a se recuperar e hidratar-se com frequência ao longo do dia, também são fundamentais.

Portanto, se a depressão pós folia aparecer, os sintomas podem ser combatidos através da retomada gradual da rotina e dos hábitos saudáveis. Além disso, também é recomendado, já que muitos entendem que é após o carnaval que o ano começa, criar novas metas e planos para os próximos meses. Isso vai aumentar o entusiasmo e espantar a tristeza e a sensação de vazio. 

Foto: Frepik

36 comentários em “ Ressaca Emocional: como lidar com a “Depressão pós folia”? ”

  1. Cɑn I simply just say what a relief to discover ѕomebody who
    genuinely knows what they are talking about on the internet.

    You definitely know how to bring a problem to light and make
    it important. More people need to check this out and understand this side of
    youг story. I ᴡas surрrisеⅾ that you are not more popular since you most cеrtainly have
    the gift.

    Feel fгee to surf to mу web site: fintechbase

    Responder
  2. First off I would like to say terrific blog! I had
    a quick question which I’d like to ask if you don’t mind.
    I was curious to find out how you center yourself and clear your mind before writing.

    I have had a hard time clearing my thoughts in getting my thoughts
    out. I truly do enjoy writing but it just seems like
    the first 10 to 15 minutes are lost just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints?
    Thank you!

    References:
    https://peatix.com/user/29300234/view

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital EdiÇÃo Digital – 759