77 3441-7081 — [email protected]

RS: Aplicativo desenvolvido pelo Centro de Inovação SESI ajuda no gerenciamento de estresse no trabalho

Por Aline Dias/ Agência do Rádio Mais

 

A tecnologia é um excelente aliado das mais diversas áreas. É possível fazer compras, transações bancárias, controlar dietas e exercícios físicos, tudo pelo computador ou pelo celular, de onde você estiver. Na área da saúde, um novo aplicativo vai ajudar a combater os riscos de transtornos mentais e comportamentais, que hoje são a terceira maior causa de afastamento do trabalho. Só em 2017, segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, foram concedidos 178.268 auxílios-doença, acidentários e previdenciários, em decorrência deste tipo de transtorno.

O GeSTRESS é um aplicativo voltado para o autoconhecimento e autogerenciamento do estresse. A ferramenta reúne teste de personalidade, sessões diárias de conhecimento com vídeos, áudios, textos, além de um diário emocional, onde podem ser registradas todas as emoções do dia a dia. O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais, localizado no Rio Grande do Sul, que desenvolve, por meio de pesquisas, serviços e produtos para apoiar a indústria no reconhecimento e gestão dos fatores que causam o afastamento dos trabalhadores.

“É uma solução super simples, acessível, bastante interativa, dinâmica, e tem técnicas bem eficazes, muito pautadas na linha da psicologia mais moderna, que se apresenta hoje”, destaca a gerente do Centro de Inovação em Fatores Psicossociais, Letícia Lessa.

Segundo Letícia, o aplicativo surgiu de uma necessidade da indústria, que vem enfrentando dificuldades no gerenciamento de estresse dentro do ambiente laboral. “Existem consultorias de estresse, mas precisam, muitas vezes, da presença de um consultor, e a gente precisava de um método, de uma solução mais rápida, com escala, que de alguma forma empoderasse o trabalhador para que ele pudesse fazer a sua autogestão, o seu autogerenciamento do seu estresse”, explica.

O aplicativo está disponível na plataforma do SESI, mas antes de ser disponibilizado, foi testado pela indústria gaúcha de bebidas Fruki. Ao utilizar os recursos da ferramenta, os trabalhadores passaram a se conhecer melhor, conseguiram identificar as situações de estresse e melhorar a autoestima. Segundo a gerente de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade da Fruki, Ana Luísa Herrmann, o GeSTRESS ganhou muita credibilidade na empresa por facilitar o acesso a esse tipo de conteúdo e ajuda.

Para a gerente, quando as pessoas sabem administrar melhor as suas emoções, se saem melhor tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e isso impacta diretamente na produtividade da empresa. “Uma pessoa que consegue ter mais equilíbrio, ela vai vir para a empresa melhor, vai estar mais aberta a dialogar com o colega, a resolver algum problema que tenha no setor ou na área, ele está mais aberto ao trabalho em equipe, a se desenvolver junto com o time”, ressalta.

 

Centros de Inovação SESI

O Serviço Social da Indústria (SESI) conta com oito centros de inovação espalhados pelo Brasil, com diferentes temáticas para atender à demanda da indústria nacional na área de saúde e segurança do trabalhador. São elas: prevenção da incapacidade, na Bahia; economia para saúde e segurança, no Ceará; ergonomia, em Minas Gerais; sistemas de gestão de SST, em Mato Grosso do Sul; longevidade e produtividade, no Paraná; higiene ocupacional, no Rio de Janeiro; tecnologias para a saúde, em Santa Catarina e fatores psicossociais, no Rio Grande do Sul.

Para receber o apoio de um dos centros de inovação, as empresas podem entrar em contato pela plataforma www.inovacaosesi.org.br. Nela estão todas as soluções já desenvolvidas pelos Centros.

 

SESI Viva+

Para facilitar o acesso a informações e auxiliar os gestores na tomada de decisões sobre investimentos em segurança e saúde dos trabalhadores das indústrias e prevenção de risco de acidentes, o SESI lançou, em junho de 2018, uma plataforma multifuncional para auxiliar a indústria. O SESI Viva+ pode ser acessado pela internet e também como aplicativo para celular, nas versões para o empregado e para o empregador.

A plataforma reúne um conjunto de ferramentas para interação entre empresa e empregados, onde há trocas de experiências, dicas e notificações importantes, como de campanhas de saúde que mobilizam toda a empresa. As indústrias também podem usar o canal para armazenar e compartilhar com trabalhadores conteúdos técnicos de segurança e saúde no trabalho, como políticas da empresa, procedimentos, informes diários de segurança, vídeos de capacitação e sensibilização e informações sobre campanhas.
 

Jornal do Sudoeste

Categorias