RS: Aposta na linha de produtos faz empresa de alimentos veganos dobrar faturamento

Formação empreendedora ajudou o pequeno empresário de Farroupilha (RS) Thiago Guerra Diniz a ampliar a produção da empresa Tensei

 

 

Por: Larissa Lago/Agência Brasil 61 

 

Empreender sempre esteve nos planos do Thiago Guerra Diniz. Quando estudava medicina veterinária em São Paulo, ele resolveu mudar para Farroupilha. A cidade gaúcha de 73 mil habitantes lhe parecia um destino com mais oportunidades para negócios.

E foi em Farroupilha que Thiago transformou um pequeno negócio de alimentos veganos. Negócio que tinha apenas uma receita de hambúrguer e registrava baixos faturamentos. Em 2017, ele assumiu a chefia da Tensei e conta: encontrou muitos desafios na gestão da empresa.

“O desafio principal, no começo, foi a gente padronizar. Era tudo muito manual, muito artesanal. Não tinha um padrão de hambúrguer, muita confusão. Então, a ideia foi padronizar e desenvolver novos produtos, porque tínhamos, basicamente, uma receita de hambúrgueres. E aí, começamos a desenvolver uma linha de nuggets, de salsicha, de lanche pronto.”

Foi aí que Tiago procurou informações e apoio do Sebrae, especialmente na parte de gestão empresarial. Fez cursos online e conseguiu desenvolver novos produtos e profissionalizar ainda mais o negócio, por meio do Sebraetec e do Empretec.

“Fiz todos os cursos que o Sebrae tem gratuitos no site deles. Fiz o Empretec e desde que começamos com a Tensei, tudo que fizemos, em algum momento, passou pelo Sebrae. Participo sempre dos projetos do Sebrae, principalmente na área de alimentos e bebidas. [Nestas áreas] Eles são muito fortes, principalmente aqui no Rio Grande do Sul.”

O Rio Grande do Sul é o estado que possui a maior proporção de donos de negócio que estão na atividade há mais de dois anos, com 83%. Só nos primeiros anos, a Tensei dobrou o faturamento. Em 2020, mesmo com a crise da pandemia, a empresa cresceu 80% e, de 2021 para 2022, o crescimento foi de 60%.

Para o futuro, Thiago pretende ampliar a Tensei e oferecer mais produtos para o mercado de alimentos veganos.

Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.

Foto da capa: Divulgação/Sebrae

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,