Rui Costa visita obras em Vitória da Conquista e avião do governador decola do novo Aeroporto Glauber Rocha

Por Gabriela Couto/Especial para o JS

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve na manhã desta última quinta-feira, 18, na cidade de Vitória da Conquista. A visita começou nas obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), financiadas com recursos do Governo do Estado, que estão 50% concluídas. Segundo Rui Costa, a obra terá capacidade para 90 internos e tem previsão de ser entregue em janeiro de 2020. “Aqui será um Centro que vai usar as tecnologias, as ferramentas, para educar, treinar, capacitar e reinserir esses jovens na sociedade”, disse o governador.

Governador Rui Costa em visita às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), em Vitória da Conquista. Foto: Gabriela Couto.

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luciano Gomes Lisboa (PR), falou sobre a intervenção do Legislativo Municipal para que as obras do Case não fossem interrompidas e para que o cronograma fosse cumprido. “Nós estivemos em Brasília quando tivemos conhecimento que a obra ia parar por falta de recursos, representando a Câmara Municipal em uma audiência com a Ministra Damares [Damares Regina Alves, ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos], e solicitamos dela que liberasse os recursos para que pudéssemos continuar as obras. Ela se comprometeu a fazer o repasse dessa verba. E, logo em seguida, o Governo do Estado da Bahia assumiu um compromisso de não deixar que a obra parasse, de liberar os recursos, mediante a um documento assinado pelo Governo Federal, em que se comprometia a repassar o dinheiro para o Governo da Bahia. Então, o Governo da Bahia está fazendo um adiantamento, mas com a certeza e a garantia documental de que o Governo Federal vai passar esses recursos posteriormente ao Governo do Estado”, disse.

Dando seguimento à agenda, o governador Rui Costa foi até a Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista, que já teve as obras finalizadas e está na fase dos últimos detalhes para a inauguração.

Após essa visita à Policlínica, Rui Costa esteve presente no novo Aeroporto Glauber Rocha, que será inaugurado na próxima terça-feira, dia 23 de julho, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. No novo aeroporto, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa presente, quando falou sobre a importância da entrega do aeroporto não só para a cidade de Vitória da Conquista, como para todo o Sudoeste da Bahia e o Norte de Minas Gerais.

O Governador falou à imprensa presente sobre a importância do novo Aeroporto Glauber Rocha e os boatos sobre o seu não comparecimento à inauguração do equipamento, na próxima terça-feira, 23. Foto: Gabriela Couto.

“Esse é o primeiro aeroporto que saiu do chão do zero, depois do aeroporto da cidade de Natal – RN, que tem uns seis anos de construído. E esse aeroporto está projetado para a expansão futura. Tem 2.100 metros de pista, poderá ter o mesmo tamanho de pista do de Salvador, que é de 3.200 metros, porque tem área suficiente pra isso. Foi tudo pensado, e ele está projetado de fato para que cresça conforme a demanda, ou seja, havendo necessidade, expandimos o terminal, expandimos a pista. A demanda com certeza será crescente.”

O governador Rui Costa fez questão de decolar com toda a sua equipe do novo Aeroporto Glauber Rocha, partindo para a cidade de Ilhéus, a fim de participar da abertura do Festival Internacional do Chocolate, e também de afirmar que na próxima terça-feira, dia 23, dividirá o palanque da inauguração com Jair Messias Bolsonaro. “Pra mim não tem polêmica nenhuma, eu separo as coisas. Se depender da minha parte eu serei sempre profissional, e cuidarei e colocarei os interesses do povo da Bahia acima de qualquer interesse político.”, afirmou o governador. Por fim, Rui Costa falou sobre a expectativa para esse encontro: “ […] que possamos quem sabe ouvir do Presidente da República o anúncio de pagamentos, que eu antecipei com recursos próprios do Governo do Estado, do Governo Federal de várias obras da Bahia, inclusive da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), onde eu fui hoje. Então, eu estou ansioso para ouvir isso dele.”

 

Secretário de Saúde do Estado da Bahia fala sobre Policlínica

O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, que esteve acompanhando o governador Rui Costa na visita à Policlínica Regional de Saúde, falou sobre a inauguração da Unidade de Saúde, que acontecerá no próximo dia 16 de agosto, em Vitória da Conquista. “A Policlínica está pronta. Agora é fazer a parte de paisagismo, gramado, colocar os móveis, finalizar os equipamentos, plotar e inaugurar. A previsão é de atender em torno de 500, 600 pessoas por dia, em 18 especialidade médicas e em todas as partes de exames complementares. Com certeza no dia 19 [de agosto] já estará funcionando”. O Governo do Estado investiu mais de R$ 24 milhões na implantação da Policlínica, recurso distribuído entre obras e equipamentos. Em fase final, as obras da Unidade de Saúde estão 98% concluídas.

Foto de Capa: Gabriela Couto.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,