Saiba como higienizar alimentos e os cuidados necessários ao sair de casa durante pandemia

Por

 

A pandemia do novo coronavírus tem mudado a rotina de todos ao redor do mundo. Para evitar o contágio, a recomendação é ficar em casa, sempre que possível. Mas e se você precisar sair?

O especialista de Saúde do UNICEF para a Amazônia, Antonio Carlos Cabral, dá algumas dicas de prevenção.

“Os calçados devem ser retirados e deixados, se possível, fora da casa; deixar um único calçado para usar na rua. Não toque em nada ao voltar para casa antes de lavar bem as mãos. Tirar a máscara caseira, toda a roupa do corpo, separar em um saco e depois lavar com água e sabão. O melhor destino ao chegar em casa é tomar banho. Evite utilizar, ao ir para a rua, bijuterias, anéis, colares, pulseiras, brincos ou relógios, mas se usar devem ser higienizados com álcool a 70%. Se tem animais domésticos, é importante evitar os passeios. Não sendo possível evitá-los, ao retornar para casa, higienize as patas ou outras áreas de contato, como o focinho, com água e sabão. Se voltou com compras ou recebeu uma doação, lembre-se: qualquer pacote, sacola, caixa ou produto que chegar na sua casa precisa ser higienizado e, se possível, fora de casa.”

Antonio Carlos Cabral reforça que cada produto que entra em casa deve ser higienizado com água sanitária ou um pano limpo com álcool a 70%.  Antes de manusear alimentos, como frutas e legumes, é preciso lavar bem as mãos. Alimentos que serão consumidos crus, como verduras com folhas, legumes e frutas, precisam ser lavados com água corrente e colocados de molho na água sanitária de 10 a 15 minutos. A dica é usar quatro colheres de chá de água sanitária para um litro de água, mas preste atenção às recomendações do fabricante no rótulo da embalagem. Antonio lembra ainda que o vinagre não tem efeito na desinfecção de alimentos. Ao terminar a higienização, lembre-se sempre de lavar bem as mãos.

Estar bem informado é essencial para proteger você e todos à sua volta. Compartilhe informações seguras com sua família, amigos e colegas. Saiba mais sobre as ações do UNICEF contra o coronavírus no site unicef.org.br.

Arte: Agência do Rádio Mais.

 

Foto de Capa: Unicef/ Reto Albertalli.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,