Saiba como yoga pode ajudar na recuperação de cirurgias

Por: MF Press Global

 

Você sabia que o yoga pode ajudar pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos? Pois é. De acordo com o professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, manter a prática antes da cirurgia vai contribuir com todo o processo, do preparo à recuperação.

“Se você vai operar o ombro, por que considerar apenas essa região do corpo? Não seria melhor ter as outras disponíveis e em pleno funcionamento? Acredito ser melhor cuidar do todo para contar com um bom estado de saúde. Se não houver restrições médicas, com os alunos mais próximos, procuro intensificar a prática, inclusive na região que será afetada pela cirurgia. Faço isso usando muita técnica e responsabilidade, afinal, é um trabalho intenso, visando gerar promover uma melhora global do aluno”, disse.

Segundo o profissional de saúde, o corpo sempre responde bem a estímulos técnicos de saúde sistêmica.

“Alunos que vão passar por uma cirurgia costumam me procurar para saber se devem parar com a prática antes e por um período após a intervenção. Para mim, essa dúvida disfarça uma atitude sabotadora, pois usa possíveis reveses negativos futuros e não ajuda a ser construtivo no presente. Sobretudo para melhorar a saúde”, completou.

Conforme o professor, cada ser humano tem suas próprias questões, convicções pré- estabelecidas ou até projeções de que a cirurgia é a única alternativa para resolver completamente o problema.

“Poucos sabem que nem sempre ela gera saúde. No Método Kaiut Yoga trabalhamos com um conceito alinhado ao pensamento do médico e psiquiatra austro-húngaro Wilhelm Reich. Ele defendia que antes da doença física há a energética. É a isso que me refiro, as cirurgias são eficientes para tratar os males físicos, mas não atuam na matriz energética, podendo fazer emergir novas questões”, disse.

Por fim, segundo Kaiut, antes das intervenções é necessário preparar o corpo para estar totalmente disponível na cirurgia.

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,