77 3441-7081 — [email protected]

São João da Rede Municipal de Ensino de Malhada de Pedras foi marcado pelo respeito as tradições

Confira entrevista em vídeo com a secretária municipal de Educação, Edna Pereira

Por Natália Silva / Lucimar Almeida

 

No último final de semana foram realizados, em todo o país, os festejos de São João. A festa essencialmente nordestina carrega em suas histórias marcas do homem sertanejo. A rede municipal de ensino de Malhada de Pedras vem trabalhando esse tema desde o início do mês nas atividades em sala de aula, para que as comemorações não tenham só um aspecto festivo, mas também pedagógico. Além disso, a busca este ano foi por preservar as tradições de cada comunidade ao redor das escolas.

A secretária de Educação, Edna Pereira, explicou que o município fica em torno de vinte dias em clima de festa por conta do aniversário da cidade na sequência do São João, dia 12 de julho. Sendo assim, foi estudado em sala de aula a história do município, comidas típicas, danças, características de cada região, etc. “A comunidade do Periperi, por exemplo, é uma comunidade que cria bodes, cabras, ovinos. Eles se apresentaram na praça chamando para os festejos juninos, os alunos em um carro de bode, um carrinho de carneiro” conta.

Os festejos ocorreram em dois dias. Dia 20/06 (quarta-feira) houve apresentações de duas escolas da sede, a Creche Proinfância e a Escola Jeferson Pereira dos Santos, que funciona com regime de educação integral. Além de todas as escolas do campo.  No dia 21/06 (quinta-feira) se apresentaram duas escolas da rede municipal, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais, e o Colégio Estadual de Malhada de Pedras.

Além de se apresentarem na sede, os alunos das escolas do campo fizeram as mesmas exposições em suas comunidades para contemplar as pessoas que não puderam se deslocar e manter viva as tradições locais.  Os festejos também tiveram a participação do Grupo da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Jornal do Sudoeste

Categorias , ,