Saúde realiza projeto-piloto para implementar Plano Nacional de Testagem da Covid-19

Em parceria com o governo do Distrito Federal, 200 testes rápidos de antígeno foram coletados em área de grande circulação na capital

 

Por Laísa Lopes/ Agência Brasil 61

 

O Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Distrito Federal, realizou, no sábado (14), um projeto-piloto com a testagem de 200 voluntários no estacionamento da Feira dos Importados, em Brasília (DF).

O evento teve o objetivo de avaliar os requisitos operacionais necessários para realização de uma estratégia nacional de triagem de casos de Covid-19. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou que o projeto de testagem da pasta tem como base três pilares: testar pessoas sintomáticas em Unidades Básicas de Saúde (UBS); testar as assintomáticas em áreas de grande circulação e a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).

Na ação, foram utilizados testes rápidos de antígeno, produzidos pela Fiocruz, e os resultados foram disponibilizados em cerca de 15 a 20 minutos após a testagem.

Com essas informações, o Ministério da Saúde vai medir, por exemplo, a aceitabilidade da população em realizar os testes, o tempo necessário para triagem, o processo de rastreabilidade do uso dos testes, o perfil epidemiológico dos voluntários e o resultado positivo entre os indivíduos testados, sejam eles sintomáticos ou assintomáticos.

Fonte: Brasil 61

Foto de Capa: Walterson Rosa/MS.

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,