SBP e UNICEF divulgam manifesto aos futuros prefeitos sobre importância da lavagem adequada das mãos

Por Ascom SBP

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgaram nesta quinta-feira (15) um manifesto direcionado aos futuros prefeitos e à população brasileira sobre a importância da lavagem frequente e adequada das mãos com água e sabão. O documento, anunciado no Dia Mundial da Lavagem das Mãos, será direcionado ao Ministério da Educação e a instituições que representam as escolas particulares do País. A expectativa é que a mensagem também alcance os futuros gestores municipais, que no próximo mês receberão a confiança de milhões de brasileiros durante as Eleições Municipais de 2020.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

“Considerado um gesto simples e corriqueiro, a lavagem de mãos se tornou nos últimos meses medida essencial para a prevenção e controle da infecção pelo novo coronavírus, com mais de 38 milhões de casos confirmados e já tendo ultrapassado a marca de um milhão de mortes, no mundo. O direito à água, higiene e esgotamento sanitário adequados deve ser objetivo a ser alcançado pelos futuros gestores, sobretudo por conta de sua implicação na saúde de crianças e adolescentes”, diz trecho do manifesto.

REDUÇÃO – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de lavar as mãos pode reduzir em aproximadamente 40% os casos de contaminação por bactérias, parasitas, fungos e vírus, que causam doenças como gripe, conjuntivite e outras viroses. Uma das consequências da má higienização das mãos é a possibilidade de contágio por bactérias multirresistentes.

De acordo com o UNICEF, apenas três em cada cinco pessoas em todo o mundo têm instalações básicas para a lavagem das mãos.  Além disso, três bilhões de pessoas, ou 40% da população mundial, não têm lavatórios com água e sabão em casa. Nos países menos desenvolvidos, sete em cada dez escolas não têm lugar para as crianças lavarem as mãos com água e sabão.

“Diante dessa agenda, a SBP, o UNICEF e seus parceiros institucionais esperam que os futuros prefeitos (com apoio dos estados e da União) façam um movimento com foco em consequências positivas para o mundo pós-pandemia, sobretudo no que se refere às crianças e adolescentes, garantindo-lhes neste momento o essencial para a volta às aulas: infraestrutura adequada para prevenção de doenças e de promoção à saúde”, finaliza o manifesto.

VÍDEO – Para reforçar mais ainda a importância da lavagem das mãos, foi produzido um vídeo, que circulará nas redes sociais das instituições. O material, totalmente informativo, foi produzido com o apoio da Lysol. Nele, duas crianças dão dicas de como lavar as mãos corretamente e ainda reforçam que a desinfecção de objetos é importante, sendo este ato um sinônimo de preservação da vida.

ASSISTA AQUI O VÍDEO COMPLETO.

 

Foto de Capa: Pixabay.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,