Logo

Secretaria de Estado de Saúde da Bahia reforça prevenção ao Vírus Sincicial Respiratório e amplia proteção para crianças

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS * (redacao@jornaldosudoeste.com)

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), iniciou a distribuição de 44.525 doses de imunizantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aos municípios baianos. A medida integra a logística estadual para ampliar o acesso à prevenção e garantir a aplicação conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Em fevereiro de 2026, o Sistema Único de Saúde (SUS) expandiu a estratégia nacional de enfrentamento ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de Bronquiolite e Pneumonia em crianças pequenas. A nova etapa reforça as ações iniciadas em dezembro de 2025 e fortalece a proteção da primeira infância, especialmente entre bebês prematuros e crianças com comorbidades.

A iniciativa contempla Gestantes a partir da 28ª semana, que transmitem anticorpos ao recém-nascido, garantindo proteção indireta; bebês prematuros nascidos antes de 37 semanas; crianças menores de dois anos com comorbidades, consideradas de maior risco para complicações respiratórias.

Entre os avanços está a incorporação do Nirsevimabe, anticorpo monoclonal de ação prolongada que oferece proteção imediata contra o vírus. Diferente das vacinas tradicionais, o medicamento fornece os anticorpos prontos, garantindo defesa logo após a aplicação.

* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DA BAHIA

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – EdiÇÃo 757