Sema fortalece a gestão ambiental em mais de 100 municípios baianos

Por Ascom/ Sema
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) finalizou nesta quinta-feira (20), o primeiro curso on-line de Formação em Política e Gestão do Meio Ambiente. Com carga horária de 60h, foram contemplados 207 gestores em 107 municípios baianos. O curso faz parte da política de fortalecimento e descentralização da gestão ambiental, através do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar). A aula final contou com a palestra do professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e doutor em Ecologia Humana, Juracy Magalhães.
 “Finalizamos o curso onde o processo de fixação dos alunos presentes girou em torno de 90%. Isso quebrou um paradigma de que os cursos à distância têm uma vazão muito grande. Esse curso foi idealizado com uma metodologia participativa, pensando numa troca mútua de conhecimentos entre professores e alunos. Com as tecnologias de educação on-line, se democratiza o acesso à informação, promove maior abrangência das práticas de aprendizagem, ao mesmo tempo em que reduz custos para realização de atividades de capacitação”, destacou o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Claudemir Nonato.
O curso foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer competências relativas à tomada de decisões, implementação e avaliação de programas, projetos e planos ambientais dos gestores municipais da área ambiental, bem como Instrumentalizar agentes de acordo com a legislação para atuarem estrategicamente na implementação das ações referentes à gestão ambiental na promoção de formação de valores sobre educação e meio ambiente.
Para a o professor Juracy Magalhães, a luta ambiental em qualquer parte do mundo é talvez a escolha mais dolorosa para qualquer pessoa. “Ao fazer essa escolha, o indivíduo se coloca em lugar de risco. Porque lutar em favor da natureza é vista como uma barreira para o progresso do modelo político econômico vigente. A luta ecológica é uma luta econômica e, por tabela, política. Precisamos mudar nossos hábitos de consumo, porque a ecologia é uma transição para uma nova forma de viver em sociedade”, enfatizou.

Participaram também da aula final o chefe de gabinete do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Welton Rocha; a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães; e o diretor de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Sema, José Carlos Oliveira. Para assistir o evento na íntegra, é só acessar a página: youtube.com/semabahia.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,